Início do conteúdo

Estudante do IFSertãoPE é aprovado em programa de intercâmbio cultural no Japão


O estudante do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Pedro Henrique Lopes do Nascimento foi um dos oito brasileiros aprovados no programa Jovens Líderes – Ship for World Youth (SWY) 2024-2025, uma iniciativa do Governo do Japão direcionada a jovens brasileiros.

O SWY será realizado em duas fases: a primeira com atividades virtuais de novembro de 2024 a janeiro de 2025 e a segundo com atividades presenciais no Japão de janeiro a fevereiro de 2025. As despesas da viagem são totalmente custeadas pelo Cabinet Office do Governo Japonês. Além da delegação brasileira, composta por oito jovens, haverá participantes de doze países: Argélia, Austrália, Djibouti, Egito, Japão, Omã, Panamá, Peru, Polônia, Senegal, Sri Lanka e Suécia.

Para a coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Rachel, o intercâmbio é uma oportunidade de crescimento profissional. “Pedro Henrique irá representar o Brasil e também terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades em um ambiente internacional, em conjunto com outros jovens do Brasil e de mais 12 países, poderá crescer como líder e contribuir assim para uma comunidade global mais conectada e tolerante com as diferenças culturais”, afirmou, ressaltando ainda que o IFSertãoPE não participa de nenhuma etapa do processo de seleção.

Pedro Henrique está na reta final do curso de Agronomia. Segundo o estudante, sua motivação para participar da seleção foi o gosto por estudar idiomas, se envolver em projetos comunitários e apoiar causas sociais. “O programa SWY me chamou atenção justamente por proporcionar um espaço para jovens lideranças de diferentes culturas que querem fazer a diferença. A ideia de representar o Brasil e trocar experiências com pessoas de tantos lugares foi o que mais me motivou a tentar. Além disso, é uma chance única de levar nossa cultura para fora e de aprender sobre iniciativas que podem fortalecer o trabalho que já faço aqui”, declarou.

Para o estudante, a seleção foi intensa e desafiadora. Pedro Henrique concorreu com milhares de candidatos de todo o Brasil e passou por etapas envolvendo provas, dinâmicas em grupo e entrevistas. “Foi um processo que exigiu dedicação e me permitiu refletir sobre a minha trajetória e sobre o que quero contribuir no futuro. Passar por cada etapa foi também uma grande oportunidade de crescimento pessoal e de ver onde eu posso melhorar”, disse.

O intercâmbio no Japão ocorrerá no período de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025, incluindo passagem por lugares como Tokyo, Shizuoka e Shimane. “Estou muito animado para explorar diferentes regiões do Japão e conhecer um pouco mais de cada uma. O intercâmbio tem uma dinâmica bem interessante: vamos ter momentos tanto no navio quanto em terra, o que significa que, além de visitar as cidades, teremos atividades e discussões a bordo com pessoas de várias partes do mundo. Vai ser uma experiência única de troca cultural e aprendizado!”, afirmou Pedro Henrique.

Dos oito participantes da delegação brasileira, Pedro Henrique representará o Nordeste, ao lado da paraibana Amanda Souza, e especialmente o Vale do São Francisco e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o que para ele está sendo uma honra. “Vou participar do Course Discussion 7, com o tema Empoderamento Juvenil em Áreas Rurais (Empowerment of Youth in Rural Areas), que tem tudo a ver com o que estudo e com meu interesse em fortalecer o papel dos jovens no campo. Quero muito aprender com pessoas de outras culturas, trocar ideias sobre desenvolvimento rural e trazer esses conhecimentos para aplicar nas comunidades daqui, respeitando e valorizando a nossa cultura local”, explicou.

O Programa Ship for World Youth Leaders  é promovido pelo Gabinete do Primeiro Ministro do Japão e  visa desenvolver jovens através de troca intercultural com o objetivo de construir uma rede de contatos internacional para os jovens líderes, ao retornarem à seus países, sejam a mudança em suas comunidades locais.

Por Ascom/Inês Guimarães

 

 

 

Fim do conteúdo