Eventos
Campus Petrolina Zona Rural celebra Semana da Consciência Negra
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE promove, nos dias 21, 22, 25 e 26 de novembro, a Semana da Consciência Negra. O evento, alusivo ao Dia da Consciência Negra, é celebrado em todo 20 de novembro.
O evento tem início com a exibição de filme em alusão a história de luta e de resistência do povo negro, nesta quinta (21/11), a partir das 13h, no Núcleo de Arte e Cultura do campus. Os estudantes poderão votar em qual filme será exibido (clique aqui para votar). Já na sexta (22/11), será realizado um jogo de perguntas e respostas abordando a história e cultura afro-brasileiras, também às 13h, no Pátio da Cantina.
Na próxima segunda-feira (25/11), será realizada uma roda de conversa com o tema “Práticas antirracistas: desafios para as próximas gerações”, às 10h, no auditório. Participarão a pedagoga Luzinete Moreira, o professor Nilton Almeida e a técnica em Assuntos Educacionais Elka Janaína dos Santos. No mesmo dia, haverá exposição “Protagonismo negro: pessoas que inspiram” e apresentação de roda de capoeira, com convidados do Projeto de Capoeira Pequeno Juazeiro.
A programação do evento será encerrada com a publicação do vídeo “Essência Preta: celebrando a vida e a cultura negra”.
O dia da Consciência Negra nasceu através de um movimento, realizado na década de 1970, por um grupo de jovens negros de Porto Alegre (RS), que se encontraram com o objetivo de estudar a história de seus ancestrais e refletir sobre o 13 de maio, data da abolição da escravatura. Decidiram, então, instituir o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, como um marco de resistência e luta pela liberdade do povo negro.
Assim nasceu o Grupo Palmares, uma associação voltada ao estudo da história e cultura afro-brasileira, cujo nome homenageia o Quilombo dos Palmares, um símbolo de resistência à escravidão que perdurou por quase um século. Após uma longa luta, o Dia da Consciência Negra foi incorporado ao calendário escolar em 2003, com a sanção pelo então presidente Lula da lei 10.639. Essa lei tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, fortalecendo o reconhecimento da contribuição negra para a formação da sociedade brasileira.
Alguns anos depois, em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Este ano, pela primeira vez, o dia será celebrado em um feriado nacional (Com informações da Agência Senado).
Clique aqui para conferir a programação da Semana da Consciência Negra.