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Professoras do IFSertãoPE apresentam experiência exitosa em Simpósio


As professoras do Centro de Línguas (CeLIF) do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Gleiciana Baracho e Marli Melo, apresentaram uma atividade exitosa desenvolvida com estudantes do Ensino Médio em Agropecuária, durante o XII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais/Discursivos, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 19 e 21 de novembro.

O evento teve como tema “Letramento e desinformação: desafios para democracia” e provocou o debate sobre o uso de gêneros textuais e os desafios enfrentados atualmente com a Inteligência Artificial e com as fakes news, por exemplo, e o papel do letramento contra a desinformação.

A experiência apresentada foi resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, com estudantes do segundo ano do Ensino Médio, através das disciplinas de Língua Inglesa, com a professora Gleiciana Baracho, de Língua Portuguesa, com a professora Marli Melo e de Produção de Leite e Derivados, com a professora Milka Carvalho.

De acordo com Gleiciana, o objetivo do trabalho foi estimular a produção da escrita multimodal em língua portuguesa e inglesa, bem como o emprego adequado do vocabulário técnico utilizado na disciplina de Processamento de Leite e Derivados, tendo como base a escrita crítico-colaborativa-criativa, através da produção de folders.

“Utilizamos o gênero textual folder / leaflet no projeto intitulado ‘Let´s make milk!’, elaborado e executado em 2024.1 /2024.2, Esse projeto foi desenvolvido em etapas para que os alunos se apropriem linguisticamente, enunciativamente e discursivamente do gênero em estudo ampliando a concepção de linguagem para além das regras gramaticais”, afirmou a professora.

O projeto teve sua culminância no dia 4 de novembro, quando os estudantes apresentaram, para alunos do primeiro ano e uma banca examinadora, o resultado do trabalho. Divididos em equipes, os alunos explicaram sobre a elaboração de produtos derivados do leite, como iogurte e manteiga, e sobre o processo de pasteurização do leite, e entregaram um folder com as informações como produto. “A execução desse projeto revelou que o processo colaborativo-criativo e a multimodalidade potencializam e aperfeiçoam a produção escrita em língua portuguesa e inglesa, possibilitando a expansão dos entendimentos dos alunos”, explicou Gleiciana.

Para a docente, a participação no Simpósio foi muito positiva. “Quando fomos apresentar, uma das dificuldades que os ouvintes relataram era como integrar a área técnica com a área propedêutica e eles ficaram bem interessados em como a gente consegue fazer isso dentro da nossa instituição. A partir do momento que integramos a teoria com a prática e a área propedêutica com a técnica, proporcionamos ao aluno a possibilidade de uma aprendizagem mais significativa e que faça sentido para ele. A gente fica muito feliz por essa experiência”, concluiu.

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