Extensão
Campus Petrolina Zona Rural promove Integração Científica no Sertão: Diálogos e Inovações com o Projeto Mais Ciência na Escola
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE promove, nesta sexta-feira (7 de fevereiro), o momento Integração Científica no Sertão: Diálogos e Inovações com o Projeto Mais Ciência na Escola.
O evento, que acontece no auditório do campus, a partir das 14h, é voltado para integrantes do ecossistema de Inovação do Vale do São Francisco, e tem como objetivo apresentar o Projeto Mais Ciência na Escola e sua relação com o IFSertãoPE.
O Programa Mais Ciência na Escola foi lançado pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no mês de junho de 2024, com o intuito de promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas.
Os laboratórios serão acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes, fortalecendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. A finalidade é apoiar o desenvolvimento de competências previstas na BNCC Computação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como apoiar a implementação da educação digital, conforme definido pela Política Nacional de Educação Digital (PNED).
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano é uma das instituições executoras do projeto, sendo responsável por 75 escolas públicas no estado de Pernambuco. O campus Petrolina Zona Rural representará a região do Sertão do São Francisco, abrangendo 15 escolas nos municípios de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó.
A implementação do Mais Ciência na Escola envolve cinco etapas: concepção, implementação, utilização, gestão e divulgação. A previsão é que até o final de fevereiro seja iniciada a fase de implementação, com estruturação do espaço, definição de equipamentos e ferramentas e preparação para uso.
Nesta quarta-feira (5), foi realizado, no Núcleo de Arte e Cultura do campus, a apresentação do projeto para servidores, feita pela professora Fabiana Dantas, no qual foram mostradas as possibilidades de ação de pesquisa e extensão, bem como de envolvimento de estudantes e servidores.