Início do conteúdo

Evento apresenta “Diálogos e Inovações com o projeto Mais Ciência na Escola”


A equipe do “Nó Sertão do São Francisco”, do projeto Mais Ciência na Escola, representado pelo campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), realizou na tarde desta sexta-feira (7) o evento “Diálogos e Inovações com o projeto Mais Ciência na Escola”.

O momento reuniu diversos atores do escossistema de inovação da região do Sertão do São Francisco, reforçando a importância da consolidação de parcerias interessadas na promoção de ações alinhadas à ideia de popularização da ciência e tecnologia por meio da cultura maker.

Na oportunidade, a professora Andrea Nunes apresentou as ações do Projeto “IFEduca 4.0”, do Campus Petrolina Zona Rural, que realizará ações conjuntas com o Mais Ciência na Escola.

As parcerias com distintas instituições do Hub de Inovação estão sendo articuladas para execução posterior, especialmente nas ações formativas junto às escolas públicas que receberão laboratórios maker.

O evento foi encerrado com visitação aos espaços do Projeto InOvi Sertão, IFEduca 4.0, com participação do IDEEIAR, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer várias ações já desenvolvidas pelo Campus Petrolina Zona Rural.

O Programa Mais Ciência na Escola foi lançado pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no mês de junho de 2024, com o intuito de promover o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas.

Os laboratórios serão acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes, fortalecendo a parceria entre escolas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. A finalidade é apoiar o desenvolvimento de competências previstas na BNCC Computação, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como apoiar a implementação da educação digital, conforme definido pela Política Nacional de Educação Digital (PNED).

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano é uma das instituições executoras do projeto, sendo responsável por 75 escolas públicas no estado de Pernambuco. O campus Petrolina Zona Rural representará a região do Sertão do São Francisco, abrangendo 15 escolas nos municípios de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó.

Fim do conteúdo