Início do conteúdo

Campus Petrolina Zona Rural marca presença na 12ª ExpoRajada


Estudantes e servidores do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE participaram, entre os dias 23 e 27 de abril, da 12ª edição da ExpoRajada, que acontece no distrito de Rajada em Petrolina, considerado um dos mais tradicionais eventos de exposição de caprinos e ovinos da região.

Entre as atividades desenvolvidas, esteve a participação na recepção, inspeção e julgamento dos animais, a realização de alguns manejos, como banho, e de exames. O evento contou com a exposição de mais de 600 animais de criadores da Bahia, Pernambuco e Piauí. A comitiva teve a presença de mais de 40 estudantes, além de professores e técnicos.

O campus Petrolina Zona Rural contou ainda com um estande, que expôs atividades e resultados dos projetos de extensão Trilha Ecológica; Núcleo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes (Neforr); Horto Medicinal Orgânico; Supera São Francisco, Agrofloresta, Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural (IDEEIAR), além da Escola do Vinho.

Para a estudante Maria Ângela, concluinte do curso de Agropecuária, a participação na ExpoRajada deste ano foi emocionante. “É uma oportunidade que me deixa emocionada, porque acompanho a ExpoRajada desde pequena, cresci aqui praticamente e este ano é minha última exposição representando o IFSertãoPE e posso dizer que foi maravilhoso.  Todo ano faço recepção e inspeção (dos animais), este ano pela primeira vez estou na pista (para julgamento dos animais). Agradeço por ter chegado até aqui, pela oportunidade que o IFSertãoPE me deu, o apoio que a instituição me deu”, afirmou a estudante.

O professor Rodolfo Peixoto também integrou a comitiva do IFSertãoPE. Entre as atividades desenvolvidas com os estudantes, esteve a sensibilização dos criadores em relação à importância das práticas de controle da verminose nos animais. Após consentimento do criador, amostras de fezes de alguns animais são coletadas, processadas in loco, em laboratório cedido por uma instituição de ensino local e, finalmente, um laudo veterinário é emitido e enviado para cada criador com algumas orientações para o controle e prevenção da verminose.

“Os alunos dos cursos relacionados às ciências agrárias têm a oportunidade interagir com criadores de caprinos e ovinos, além de outros atores da cadeia produtiva do setor pecuário. Logo, cada discente exercita a comunicação, algo fundamental nas relações, principalmente profissionais, além conhecer as principais raças animais e as etapas de julgamento dentro cada raça para premiação dos melhores. Nesta edição, tivemos a alegria de apresentar nossa atividade para alunos da escola José Cícero de Amorim, que cedeu seu laboratório de ciências para realização dos exames. Uma experiência enriquecedora para todos, afinal, neste processo de ensino-aprendizagem prático e interativo, avançamos juntos na educação e ciência”, considerou Rodolfo.

A estudante de Viticultura e Enologia, Natasha Torres,  participou da ExpoRajada como expositora. Para ela, foi uma experiência enriquecedora. “Temos oportunidades de estar em contato com o mercado de trabalho que a gente está se encaminhando para atuar e observar as dinâmicas sociais, as dinâmicas de negociações, como as coisas funcionam na prática. Isso tudo traz uma clareza maior do que a gente pode fazer, inclusive de melhorar essas dinâmicas. Para além disso, tem uma questão de reafirmação de um senso de responsabilidade e de autoestima, quando a gente se encontra neste local de representar o Instituto. Estamos falando das atividades realizadas pelo instituto, o que a gente produz, o que a gente estuda. Tudo isso agrega demais à nossa formação”, disse.

Para coroar a participação do campus Petrolina Zona Rural na 12ª ExpoRajada, o instituto recebeu premiação em duas categorias (dois dentes e seis dentes) de julgamento de animais, sendo reservado campeão em ambas.

Fim do conteúdo