Início do conteúdo

Campus Petrolina Zona Rural leva conhecimento e inovação à Caprishow 2025


O município de Dormentes, no sertão pernambucano, foi palco, entre os dias 15 e 18 de maio, de mais uma edição de uma das maiores feiras agropecuárias da região: a Caprishow. O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE integrou sua programação, marcando presença forte em diversos momentos, contribuindo com muitos conhecimentos e aprendizados compartilhados.

A comitiva do campus Petrolina Zona Rural chegou ao local da Caprishow dias antes da feira iniciar, para participar do processo de recepção, inspeção e admissão dos animais que chegavam para integrar exposições, leilão e concursos. Além disso, houve o auxílio nas pistas de julgamento das diversas raças de caprinos e ovinos presentes na exposição. Uma forma de apresentar aos estudantes a prática e enriquecê-los com a vivência de uma experiência única.

A estudante de Agricultura Jhennifer Martins foi uma entre os mais de 20 alunos que estiveram nesse  primiro momento. Para ela, foi uma experiência nova e única. “Fui uma das selecionadas para ir a Dormentes, chegamos no dia 12 de maio para fazer a inspeção dos animais e ver se estavam aptos a participar de exposição e leilão. Foi algo novo que vivi e agradeço muito por essa oportunidade, porque foi apaixonante”, afirmou.

O zootecnista e um dos organizadores da participação do campus Petrolina Zona Rural no evento, João Bandeira, destacou a grandiosidade da atuação da instituição da edição 2025 da Caprishow. “A Caprishow 2025 foi incrível! A melhor e maior edição já vista e o IFSertãoPE, através do campus Petrolina Zona Rural, também fez bonito neste evento. Em 2024 tivemos um estande com a participação de 20 alunos, divididos em projetos e atividades dentro do parque de exposição. Este ano foram sete stands, 12 projetos e 30 alunos diariamente, totalizando mais de 60 envolvidos. Nossos alunos deram um show de compromisso e responsabilidade”, declarou.

Entre os dias 15 e 18 de maio, foi realizada a exposição de projetos de extensão, como a Trilha Ecológica Inclusiva, o Núcleo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes (NeForR), Horto Medicinal Orgânico, Supera São Francisco, Agrofloresta, Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural (IDEEIAR), InOviSertão, IFEduca 4.0, Nas Ramas da Esperança, além do Núcleo de Abelhas, Núcleo de Aquicultura e Escola do Vinho. Além disso, foram ministradas palestras por professores e coordenadores dos projetos.

O estudante de Agronomia Eduardo Gomes é natural de Dormentes e participou pela primeira vez da Caprishow representando o IFSertãoPE, o que considerou uma experiência marcante. Eduardo apresentou a Trilha Ecológica Inclusiva, com foco na educação ambiental, na recuperação de áreas degradadas da Caatinga e na troca de conhecimento sobre o nosso bioma.

“A experiência foi incrível em todos os sentidos. Foi incrível ver a população dormentense e de demais regiões prestigiando o evento, interagindo com os trabalhos acadêmicos e reconhecendo o valor da educação e da pesquisa que desenvolvemos. Para mim, foi uma honra poder representar a instituição diante dos meus conterrâneos, mostrando os trabalhos que desenvolvemos juntamente a outros colegas e professores. A Caprishow foi, sem dúvida, um espaço de troca, aprendizado e valorização da nossa cultura, da ciência e do futuro que queremos construir”, considerou o estudante.

A professora Cláudia Cruz integrou a comitiva de servidores e representou o InOviSertão, levando para Caprishow inovação e inclusão digital na caprino e ovinocultura. “O evento permitiu apresentar tecnologias acessíveis de gestão zootécnica, como o caderno de campo e aplicativos de escrituração e gestão animal, além de expor protótipos em impressão 3D, utilizar tablets em atividades de campo, realizar coleta e análise de leite de cabra, e promover uma oficina de pintura com crianças, conectando ciência e tecnologia de forma lúdica. A participação resultou em maior visibilidade da nossa instituição, novas parcerias e reafirmou o compromisso do CTC-InOviSertão com uma produção rural mais conectada, empreendedora e inclusiva, sem abrir mão dos saberes locais”, afirmou a professora.

A participação do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE na Caprishow terminou com mais uma premiação: um dos ovinos conquistou o Reservado Campeão na categoria 6 dentes.

Fim do conteúdo