Início do conteúdo

Audiência Pública debate criação de curso Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, na última sexta-feira (18), audiência pública para debater a implantação do curso Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica.

A audiência, realizada no auditório da Fundação Nilo Coelho, contou com as presenças do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Gama, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Klemmerson Amariz, de membros da comissão de constituição do curso de Mecatrônica, além de professores, estudantes e representantes da sociedade em geral.

As diretrizes do curso foram apresentadas pelo professor Pablo Leal. De acordo com o docente, a Mecatrônica associa áreas de Mecânica, Eletrônica e Computação, com o objetivo de trazer soluções para o mercado e para a indústria. No caso do curso a ser ofertado pelo IFSertãoPE, a Mecatrônica será voltada para a agricultura.

“A ideia é o desenvolvimento de habilidades, estimulando que o profissional formado tenha altas habilidades em raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, para que ele tenha capacidade de resolução de problemas, estando dentro de quatro premissas: inovação, sustentabilidade, colaboração e futuro próspero”, afirmou o professor Pablo Leal.

Ainda de acordo com a explanação, o curso, que terá duração de três anos, abrangerá disciplinas propedêuticas, como Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Geografia e Sociologia; e disciplinas técnicas, como Introdução à Mecânica, Eletricidade e Eletrônica Básica, Eletrônica Analítica e Digital, Pneumática e Hidráulica, Redes Industriais e Comunicação de Dados, Robótica, além de estágio. “Acredito que este será um curso transformador para a região e para cada um de vocês que tiver a oportunidade de fazê-lo”, considerou Pablo.

Estudantes do curso de Agronomia, através da disciplina de Construções Rurais, dos projetos IF Educa 4.0 e InoviSertão também participaram do momento demonstrando projetos relacionados à área.

Após a apresentação, foi aberto momento para que os presentes pudessem tirar dúvidas, dar sugestões e críticas sobre a implantação do curso. A escuta da população é um instrumento democrático e participativo sobre a pertinência, necessidade, interesse em relação à criação do curso de Mecatrônica, sendo imprescindível no processo do estudo de viabilidade de implantação de um novo curso. O próximo passo, é a elaboração de um relatório a partir da participação popular, com as principais demandas e sugestões, feito pela comissão responsável pela implantação do curso.

Fim do conteúdo