Alunos
Boas-vindas aos novos estudantes: turmas iniciam cursos de Agronomia e Viticultura e Enologia
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE recepcionou, na última terça-feira (19), os novos estudantes dos cursos superiores em Agronomia e Viticultura e Enologia, que iniciam, no semestre 2025.2 sua jornada acadêmica.
Durante o evento, realizado no auditório, o clima era de expectativa e também de receio pelos desafios a serem enfrentados, mas, acima de tudo, de curiosidade pelo mundo de possibilidades que começa a se abrir.
As boas-vindas foram dadas em um momento solene, com as presenças do diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, do diretor de Ensino, Márcio Tavares, da coordenadora de Ensino, Evelucia Borges e dos coordenadores dos cursos de Agronomia e Viticultura e Enologia, José Sebastião Sousa e Ricardo Farias, respectivamente.
O diretor-geral, Vitor Lorenzo, destacou a potencialidades do campus e a importância de o estudante demonstrar interesse em aproveitá-las ao máximo. “Além de vocês se desenvolverem na parte educacional, na parte do conhecimento, a gente também tem esportes, atividades de cultura, projetos de pesquisa, de extensão, temos ensino de línguas, internacionalização e uma infinidade de possibilidades e caminhos que vocês podem ir trilhando ao longo da sua formação. Para isso, é preciso proatividade, que é o que vai fazer com que as coisas aconteçam”, afirmou.
Os coordenadores Sebastião Sousa e Ricardo Farias falaram sobre o perfil dos cursos, atividades e projetos realizados, as possibilidades no mercado de trabalho. “O curso de Viticultura e Enologia é único em vários sentidos: é o único do Norte Nordeste do Brasil; é o único do IFSertãoPE com conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação; é único em estrutura e vocês são privilegiados em ter a possibilidade de estar aqui”, disse o professor Ricardo.
O professor Sebastião Costa enfatizou o quanto de possibilidades de atuação o curso de Agronomia pode oferecer. “Para nós é uma felicidade imensa ver a continuidade de alunos em nosso campus. Vocês estão adentrando em um curso que tem um potencial imenso, mas vai depender muito do que vocês construam aqui dentro. Espero que seja uma trajetória boa ao longo desses cinco anos e que mantenham o foco em conseguir uma carreira profissional”, considerou.
A estudante Odara Gemima vai começar o curso de Viticultura e Enologia, mas já tem o campus Petrolina Zona Rural como uma segunda casa. Egressa do Médio Integrado em Agropecuária, decidiu continuar no IFSertãoPE pela afinidade com a área. “Sempre gostei dessa área agrária, de campo. Comecei a trabalhar em uma fazenda, em uma área de uva o que me despertou maior interesse. Tive a oportunidade de concorrer e deu certo, estou retornando à casa. Minha expectativa é que seja um curso promissor e cheio de conhecimento”, disse.
Durante a recepção, os estudantes de Viticultura e Enologia puderam conhecer alguns setores do campus, como a Escola do Vinho, além de se apresentarem e compartilharem seus anseios e expectativas em relação ao curso.
Já os ingressantes em Agronomia, tiveram a oportunidade de ouvir relatos de líderes das turmas veteranas. Wendell Nascimento, Keila Rocha, Edimara Nunes, Hercules Feitoza, Antônio Henrique Sampaio, Bruna Rodrigues, Robert Kennedy, Marina Matos e Ramon Souza falaram sobre suas trajetórias como estudantes, seu envolvimentos em projetos de pesquisa e extensão, o apoio da assistência estudantil, e o quanto cursar Agronomia tem sido transformador em vários sentidos em suas vidas.
“Vocês estão no lugar perfeito para cursar Agronomia. Aqui vocês vão ter professores que são especialistas e são referências em diversas áreas. Temos uma fazenda, tem conhecimento robusto e área para trabalharem. Tem profissionais que acolhem e se importam com você, que conversam, que se interessam. O nome do IFSertãoPE abre portas, então aproveitem cada momento e cada oportunidade”, afirmou o estudante Wendell Nascimento.
Crhistian Robert Dias é de Juazeiro (BA) e está iniciando o curso, com muitas expectativas. “Escolhi o curso porque já tenho experiência em roça, fazenda e me interesso por essa área”. Após a escuta, os estudantes puderam conhecer alguns setores do campus, como Biblioteca, Laboratório de Solos e o Restaurante Institucional.
Texto: Inês Guimarães/ Ascom