Eventos
Campus Petrolina Zona Rural celebra 37 anos de história e compromisso com a educação
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE celebra no dia 25 de agosto, seu 37º aniversário.
Em comemoração à data, será realizado, nesta segunda-feira (25), a partir das 8h, momento solene de hasteamento da bandeira, com a participação da banda do Exército. Em seguida, será oferecido café da manhã para servidores, estudantes e convidados.
O campus Petrolina Zona Rural tem sua origem como Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, criada no dia 25 de agosto de 1988, através do Decreto nº 96.598. A idealização da Agrotécnica, capitaneada pelo então deputado Osvaldo Coelho, teve relação direta com a implantação dos projetos irrigados em Petrolina e, desde sua institucionalização, trabalhou no sentido de inserir-se no contexto agropecuário local, integrando comunidade escolar e sociedade.
A Escola Agrotécnica Dom Avelar Brandão Vilela trouxe em seu nome a homenagem ao terceiro bispo de Petrolina, considerado pioneiro na irrigação da região. Em pouco tempo, tornou-se referência no ensino técnico agrícola, sendo responsável por uma verdadeira transformação na formação e perspectiva de futuro de milhares de pessoas.
Em 1999, vivenciou a primeira mudança institucional, sendo a primeira Agrotécnica do Brasil a ser transformada em Cefet Petrolina. Além dos cursos técnicos, passava a ofertar cursos superiores, escolhidos a partir do diálogo com a força econômica da região, que crescia exponencialmente no setor da fruticultura irrigada e despontava como promessa como futura produtora de vinhos, tendo em vista o potencial para a vitivinicultura que começava a ser explorada no Vale do São Francisco.
Em 2008, uma nova mudança institucional. A transformação de Cefet Petrolina para Instituto Federal do Sertão Pernambucano se deu, oficialmente, em 29 de dezembro de 2008, com a Lei nº 11.892, que oficializou a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. A então Agrotécnica e, posteriormente, Cefet Petrolina, agora seria o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.
Atualmente, o campus Petrolina Zona Rural oferta os cursos técnicos Médio Integrado em Agropecuária, Subsequentes em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia, superiores em Agronomia, Filosofia e Viticultura e Enologia, além de cursos de pós-graduação e de formação inicial e continuada. Hoje, quando completa 37 anos, se estabelece com foco também no estímulo à pesquisa aplicada e à inovação, à atividade de extensão, a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à verticalização do conhecimento.
Texto: Inês Guimarães/Ascom