Eventos
Educação que transforma: campus Petrolina Zona Rural comemora 37 anos de história
O dia 25 de agosto é especial para o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, que celebra o dia em que foi criado oficialmente, em 1988, através do Decreto nº 96.598, como Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela.
Nesta segunda-feira (25), foi dia de comemorar o 37º aniversário da instituição, com uma solenidade que reuniu o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, o diretor-geral do campus, Vitor Lorenzo, além de pró-reitores, estudantes, servidores e convidados.
A abertura do evento foi abrilhantada pela banda do 72º Batalhão de Infantaria da Caatinga, que apresentou um repertório especial, além de executar o hino nacional. Os servidores Renata Gomes, Maria Marli Melo e Francisco Gama, e o estudante Luiz Felipe Cardoso representaram a comunidade interna, realizando o hasteamento da bandeira.
Ainda durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem aos servidores e estudantes, representados pelo professor Pablo Leal, que participaram da organização da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, primeira vez sediada no Nordeste, que teve seu encerramento no campus Petrolina Zona Rural, no dia 14 de agosto. Também foi realizada uma menção honrosa aos estudantes que participaram dos Jogos dos Institutos Federais etapa IFSertãoPE, realizados entre os dias 18 e 22 de agosto, e apresentaram seus melhores resultados, sendo representados pelo aluno Armando Cruz.
O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, falou sobre a importância do campus Petrolina Zona Rural e fez uma analogia à árvore do umbuzeiro. “Trinta e sete anos é uma longa história, um dos nossos campi mais antigos e um dos precursores na criação do que é hoje o Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O campus Petrolina Zona Rural abraça muito bem a lógica de ser umbuzeiro, no sentido de ser um local de acalento, de se abraçar, mas também um espaço de alimento. O campus soube muito bem nutrir de saber seus alunos e transformar a vida do sertanejo e para além”, afirmou.
Conquistas
Em seu discurso, o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, destacou algumas conquistas recentes alcançadas, como a reativação do setor de suinocultura e aumento de produtividade da fazenda, além do desempenho exitoso de estudantes e servidores em geral.
Entre as maiores realizações, Vitor Lorenzo enfatizou a implantação da Estação de Tratamento de Água no campus. “É uma alegria muito grande, porque a água que abastece o campus vem do canal, não tem tratamento. E agora conseguimos fazer o tratamento adequado, dentro dos parâmetros preconizados pela legislação e todo nosso campus vai ter água com muita qualidade. A estação já está em funcionamento”, explicou Lorenzo.
A Estação de Tratamento foi implantada através de parceria com a empresa Hidro Engenharia e o ambientalista Victor Flores, sem custos para o campus. Além da instituição, o acampamento José Arnaldo, localizado em frente ao campus Petrolina Zona Rural, também será beneficiado. “A ideia da Hidro Engenharia, em parceria com Victor Flores, é de conseguir por conta própria beneficiar algumas comunidades. Foi uma ação mútua, no sentido de ajudar a comunidade”, afirmou o sócio-administrador da empresa, Alexandre Pontes.
O dispositivo de acesso à água para os moradores do acampamento José Arnaldo está instalado em frente ao campus, no entanto, o objetivo é que esteja à disposição dentro da própria comunidade. “Estamos aguardando apenas a autorização do DER para que a obra seja realizada, e que o chafariz fique à disposição da comunidade, sem o risco de ter que atravessar a pista para ter acesso à água”, informou Victor Flores.
Para o presidente do José Arnaldo, Cícero Nascimento, a novidade é um momento histórico para as 60 famílias que constituem o acampamento. “É uma bênção a água tratada e a parceria com o Instituto Federal que a cada ano se fortalece e se consolida. Agora teremos água tratada em toda comunidade, somos a primeira do perímetro irrigado a ter esse acesso”, comemorou.
Texto: Inês Guimarães/Ascom