Início do conteúdo

Semana da Inclusão promoveu diversas ações no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE


Entre os dias 24 e 26 de setembro, o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou a Semana da Inclusão, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma”. O evento, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), reuniu ampla programação, voltada a ampliar a compreensão sobre os direitos, as potencialidades e as contribuições das pessoas com deficiência no contexto educacional e social.

A coordenadora do Napne do campus, Márcia Bartolomeu, revela que foram realizadas três palestras e quatro oficinas, além de apresentações de trabalhos e culturais. “Contamos com a colaboração de 8 monitores, 13 voluntários e mais de 120 participantes. O evento reuniu palestrantes como Marcelo Forte, Douglas Silva, além de especialistas renomadas como Coralina Matos, que trouxeram importantes reflexões sobre acessibilidade, neurodivergências e inclusão social”, ressalta.

A programação começou no dia 24 de setembro, com a palestra “Transformando limites em oportunidades”, ministrada pelo advogado e técnico em Informática Douglas Silva. Outra palestra foi ministrada pelo psicopedagogo neurodivergente Marcelo Forte: “Reprovado na escola, mas aprovado na vida”. A Semana da Inclusão foi encerrada no dia 26 com apresentação cultural dos alunos da APAE, a palestra “Intervenção precoce no autismo: a importância de agir cedo”, ministrada pela terapeuta ocupacional Coralina Matos, e a oficina Maker Inclusiva.

Para o técnico-administrativo Danilo Crisóstomo, o evento foi repleto de momentos marcantes, de aprendizados e muitas emoções. “A semana da inclusão nos permite compreender melhor os desafios mas também conhecer histórias que inspiram e nos reabastecem da esperança de que é possível construir tempos melhores, onde todos possam trabalhar a ideia de que deficiência não define e que oportunidade realmente transforma”, avaliou.

As apresentações culturais, com destaque para a dança dos alunos da APAE, emocionaram e reforçaram a importância de dar visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência. “O evento apresentou a inclusão de um modo pedagógico e emocionante. Durante os três dias, a comunidade do Zona Rural pôde vivenciar a importância de incluir a todos, e aprendeu que esse processo é perfeitamente viável nas nossas práticas diárias. Basta darmos espaços e oportunidades para que a transformação ocorra!”, pondera o diretor-geral do campus, Vitor Lorenzo.

O encerramento da Semana de Inclusão apresentou uma emocionante série de depoimentos de pais atípicos. Houve ainda a apresentação da música “Pra ser feliz”, do cantor Daniel, interpretada pelas intérpretes de Libras Marcia Bartolomeu e Ruth Pereira. A exibição do filme O Melhor Torcedor do Mundo finalizou as ações da Semana de Inclusão. “Cumprimos o papel de sensibilizar, formar e inspirar, deixando como legado o convite para a que todos tomem parte em fazer uma sociedade mais inclusiva, plural e humana”, finaliza Márcia.

Texto: Larissa Lins / ASCOM

Fim do conteúdo