Início do conteúdo

Abertas inscrições para I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias no Sertão do São Francisco


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE sediará, nos dias 25 e 26 de novembro, o I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias no Sertão do São Francisco. O evento, realizado pelo IFSertãoPE, em parceria com o Instituto Federal do Ceará e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, tem como objetivo compreender os desafios enfrentados por pequenas agroindústrias durante o processo de regularização sanitária.

O I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias no Sertão do São Francisco tem como ideia ser um espaço de diálogo, aprendizado e articulação entre produtores, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e representantes do setor agropecuário. A programação visa discutir os desafios, oportunidades e estratégias para o fortalecimento das cadeias produtivas da região, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a valorização dos saberes locais.

Durante o evento será empregada a metodologia do diagnóstico participativo para responder a questão: “Quais as dificuldades enfrentadas pelas pequenas agroindústrias da região quando elas buscam o selo de inspeção sanitária do seu produto?”. O selo de inspeção sanitária permite a comercialização segura do produto elaborado pela pequena agroindústria, além de ampliação do mercado.

Com foco em temas como a pecuária de corte e leite, fruticultura irrigada, apicultura, piscicultura, caprinovinocultura e agroindústria familiar, o workshop contará com palestras, mesa-redonda, apresentações de casos de sucesso e momentos de integração entre os diversos elos da cadeia produtiva.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de cadastro online (clique aqui) até o dia 24 de novembro ou enquanto tiverem vagas disponíveis. São convidados a participar povos tradicionais, agricultores familiares, estudantes de cursos relacionados às ciências agrárias, além de atores das cadeias produtivas do mel, pescado, leite, carne caprina e ovina, polpa de fruta nativa (ex.: umbu).

Clique aqui para conferir a programação completa.

Fim do conteúdo