Desenvolvimento Institucional
Campus Petrolina Zona Rural reativa setor de avicultura com foco no ensino, pesquisa e extensão
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE reativou, no mês de outubro, as atividades do setor de avicultura. Desativado desde 2016, o aviário recebeu 200 aves da linhagem ISA Brown, que serão criadas no sistema caipira, com acesso livre ao galpão e piquetes de pastejo com gramíneas.
De acordo com o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, a reativação se deu através de parceria técnica com a Cooperativa COOFAMA, da comunidade Canoa, no distrito de Massaroca, em Juazeiro-BA. As aquisições de ração e comedouros, além da reforma do espaço foram realizadas com recursos próprios.
“O aviário tem como foco principal atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão, mas também irá suprir as demandas de ovos do refeitório, além de comercialização interna para servidores e alunos. A previsão é que a produção de ovos tenha início no mês de fevereiro de 2026, com estimativa de 160 ovos/dia, quando as aves atingirem seu pico de produção”, explicou Vitor Lorenzo.
Ainda segundo Lorenzo, a ideia é expandir o setor de avicultura com outras linhagens de aves de postura, oportunizando um melhor aproveitamento para as aulas práticas. “Em 2026, outros galpões serão reativados ampliando nossa capacidade produtiva”, afirmou.
Texto: Inês Guimarães/Ascom



