Início do conteúdo

Em parceria com IFEduca 4.0, estudantes desenvolvem cadeira de rodas automatizada de baixo custo


Estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida, localizada no Núcleo de Irrigação 4, em Petrolina, desenvolveram um projeto inovador, denominado “Inclutec: Rodas Inteligentes – Horizontes ampliados”. Com a parceria do IFEduca 4.0, Núcleo de Extensão do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, o projeto propõe o desenvolvimento de uma cadeira de rodas automatizada de baixo custo.

De acordo com o professor e coordenador do projeto Gilmar Aparecido do Nascimento, a ideia do surgiu da constatação do alto custo das cadeiras motorizadas existentes no mercado e teve como objetivo criar uma solução acessível e eficiente, utilizando tecnologias como Arduino e sensores, resultando na construção de um protótipo com componentes eletrônicos acessíveis, além da reutilização de uma estrutura de cadeira antiga e o uso de impressão 3D para adaptações.

Os ensaios experimentais confirmaram a funcionalidade completa do protótipo em movimentos de translação e deslocamentos laterais. Um destaque é a implementação de um sistema de segurança com buzzer sonoro, que emite alertas em diferentes frequências conforme a proximidade de obstáculos.

Estudantes participaram de oficinas no campus Petrolina Zona Rural, ofertadas através do IFEduca 4.0

Os estudantes envolvidos no projeto, Kennedy Silva, Wesley Oliveira, Rawan Leal, Tauane Brito, Kayky Silva e Bruno Silva, fazem parte do Clube de Ciências Museu Pensar, um espaço de ideias fundado na Escola Nossa Senhora Aparecida, em 2019. Há cerca de dois anos, o Clube é parceiro do IFEduca 4.0. “Os estudantes participaram de nossas oficinas e foi o pontapé inicial para começar a desenvolver os projetos na escola, sempre com nossa parceria, com troca de informações, fornecimento de componentes, o apoio técnico na hora da confecção dos códigos de programação”, afirmou o professor e coordenador do Laboratório Maker IFEduca 4.0, Pablo Leal.

Estudaram conquistaram o segundo lugar na Jornada Estudantil de Pernambuco

“Inclutec: Rodas Inteligentes – Horizontes ampliados” ganhou destaque recentemente, ao conquistar o segundo lugar estadual na Jornada Estudantil 2025. “Para mim, esse projeto é um orgulho imenso, não apenas pelos resultados alcançados, mas pelo que ele representa. Mesmo com as limitações, conseguimos transformar uma ideia em algo concreto, que pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este projeto é a realização de um sonho: ver algo que começou em sala de aula se tornar uma solução prática e acessível para a sociedade”, disse o professor Gilmar Nascimento.

Para o professor Pablo Leal, o reconhecimento do projeto é uma demonstração do impacto positivo que o IFEduca4.0 busca promover. “A conquista do segundo lugar estadual na Jornada Estudantil 2025 não é apenas um reconhecimento do talento e da dedicação da equipe do Museu Pensar; é também um marco para o nosso Núcleo IFEduca4.0. Ela reafirma que estamos no caminho certo ao fortalecer parcerias, levar tecnologia para as escolas públicas e incentivar nossos jovens a explorarem seu potencial criativo. O Museu Pensar nos orgulha e nos motiva a seguir adiante, ampliando horizontes e acreditando, cada vez mais, no poder das juventudes”, concluiu.

Texto: Inês Guimarães/Ascom

Fim do conteúdo