Internacionalização
Clube Poliglota é lançado no campus Petrolina Zona Rural
O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, nesta quinta-feira (24), o lançamento do Clube Poliglota, projeto pioneiro na instituição, que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de praticar conversação em inglês, espanhol e/ou francês, ampliando a habilidade de comunicação nesses idiomas.
O evento teve início com a apresentação do Lycée La Nature, através dos professores Patricia Darjo e Emmanuel Lacouture, que estavam em visita ao IFSertãoPE. De acordo com a coordenadora do Clube Poliglota, Tatiane Xavier, o incentivo à prática de idiomas está diretamente relacionado à internacionalização, então este também foi um momento de finalização da visita dos professores franceses, no qual foi apresentado um vídeo sobre o Lycée e explicado como é a organização do ensino na instituição. A professora Patricia Darjo agradeceu o acolhimento recebido durante os dias de visita e destacou o interesse em cooperação com o IFSertãoPE.
Em seguida, foi apresentada a proposta e a equipe do Clube Poliglota, formada pela coordenadora, Tatiane Xavier, pelos professores Daniel Amaral, Márcia Matos, Gleiciana Baracho e Gabriel Kafuri, além dos estudantes que atuarão como monitores João Ricardo Rodrigues Coelho (Francês), Vittor Hugo Silva (Espanhol) e Iasmin Vieira (Inglês).
“Pude perceber a motivação dos participantes e foi um momento que culminou com a presença dos professores franceses, o que motivou ainda mais porque a gente pode fazer um link e mostrar a importância da prática de idiomas para internacionalização e também um pouco das possíveis oportunidades que vão surgir no futuro”, afirmou Tatiane Xavier. Segundo a coordenadora, está sendo avaliada a possibilidade de seleção complementar, ainda este ano, para atender a mais interessados em participar do Clube Poliglota.
A programação do evento contou ainda com a apresentação do Centro de Línguas do campus Petrolina Zona Rural, realizada pela professora Cássia Djane e encerrou com a performance do estudante Vittor Hugo Silva, que cantou uma música em francês.