Início do conteúdo

Campus Petrolina Zona Rural movimenta Parque Josepha Coelho com mostra de ações acadêmicas


O Parque Josepha Coelho, em Petrolina, recebeu, no último sábado (26), uma mostra de diversas ações acadêmicas, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e inovação, desenvolvidas por estudantes e professores do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.

O momento, que fez parte do projeto Sábado Letivo Interativo e integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi um verdadeiro passeio pelo conhecimento, construído diariamente no campus. Quem visitou a Mostra pode conhecer sobre o Centro de Línguas, Horto Medicinal Orgânico, IF Educa 4.0, InoviSertão, Trilha Ecológica Inclusiva, Núcleo de Extensão em Agroecologia, Núcleo de Extensão em Agrofloresta e Práticas Agroecológicas, pode ver peixes do rio São Francisco, parte da Coleção Ictiológica, pode experimentar produtos elaborados pela Agroindústria, brincar com jogos lúdicos e muito mais.

“Fazer desse evento um desafio gostoso e descontraído foi incrível! Tudo faz parte do Projeto #SábadoLetivoInterativo do Campus Petrolina Zona Rural, coordenado e planejado para oportunizar o protagonismo de verdade de professores e alunos”, afirmou a coordenadora do evento, Rosilene Oliveira.

Segundo Rosilene, para esta culminância, os professores participaram de formações específicas sobre como usar inteligência artificial para inovar nas aulas, explorar ferramentas digitais, sugestões de atividades mão na massa e como conectar diferentes áreas do conhecimento com apoio das tecnologias. “Cada sábado é organizado de uma forma diferente, sendo atividades síncronas interdisciplinares; atividades assíncronas, com atividades mão na massa e aprendizagem ativa; Sala de aula invertida com atividades dirigidas, culminando com uma mostra”, explicou.

A professora de Inglês, Gleiciana Baracho, foi uma das docentes que participou do evento. Para ela, os dois pontos fortes foram a divulgação das ações do campus e o protagonismo dos estudantes. “Nosso campus, por ser distante, muitas pessoas não conhecem ou confundem com o da cidade. O fato de nós mostrarmos os projetos, mostrarmos os trabalhos abertamente para a comunidade faz com que o campus tenha um maior reconhecimento fora das quatro paredes. Mas para mim, o mais importante foi os alunos serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem”, disse. Além de apresentarem os projetos, os estudantes participaram também de atividades propostas pelos docentes, como gincanas, entrevistas, dentre outras.

Ivaldo Araújo foi um dos visitantes da Mostra. Estudante de Tecnologia de Alimentos do campus Petrolina do IFSertãoPE, ele se interessou em visitar o parque e conhecer mais dos projetos desenvolvidos pelo campus Petrolina Zona Rural. “Não conhecia os projetos e estou achando fantástico. Chamou atenção as bolas de sementes para recaatingamento, mas é tudo incrível”, considerou. Maria Flávia é estudante e também gostou do que conheceu. “Os estandes são muito educativos e achei muito interessante saber mais da cultura da caatinga. Para mim chamou atenção o doce de goiaba feito pelo pessoal da Agroindústria e a distribuição de mudas, que aproveitei para levar para mamãe”, disse.

Além da demonstração das atividades realizadas no campus, a Mostra foi ainda um momento de integração entre servidores. “Tivemos muita participação de servidores, especialmente professores e alunos, com elogios de todos que passaram por lá. Foi uma manhã de aprendizado prático, mostrando o potencial de todos os cursos e de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, concluiu Rosilene Oliveira.

Fim do conteúdo