Início do conteúdo

Smart Agro destaca inovação tecnológica e empreendedorismo no Sertão


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE iniciou, nesta terça-feira (1/7), a primeira edição do Smart Agro Sertão, evento realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural (IDEEIAR) e IFEduca 4.0, voltado para o debate em torno do empreendedorismo e da inovação tecnológica no Semiárido.

A abertura da programação contou com as presenças do diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, da professora e uma das organizadoras, Rosemary Barbosa, do vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, da diretora-presidente da Agência Municipal de Empreendedorismo, Bruna Ruana, da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico  e Turismo, Taís Farias, do coordenador geral de Inovação e Tecnologia de Petrolina, Clériston Ramos, além de servidores e estudantes.

A professora Rosemary Barbosa destacou a importância do evento para incentivar o debate de temas tão relevantes na atualidade, como agricultura digital, robótica na agropecuária, cultura maker e modelos de negócios inovadores. “Esse momento é para que a gente possa aprimorar os conhecimentos, reunindo colegas que têm expertise sobre o tema e para que a gente possa, cada vez mais, proporcionar uma formação diferenciada aos nossos discentes”, afirmou.

O diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, destacou as iniciativas dos professores que compõem o IFEduca 4.0, Andréa Nunes, Pablo Teixeira, Rosemary Barbosa, Marlon Rocha e Jeane Silva, no sentido de dar ênfase à formação tecnológica e anunciou possíveis novidades para o campus Petrolina Zona Rural. “A gente já vem conversando sobre a proposta de criação de um curso de Mecatrônica voltada para o Agro, na ideia que o nosso campus seja referência também na parte de tecnologia. A gente sabe da importância do IFSertãoPE para a agricultura na região do Vale do São Francisco e agora a gente quer também ser referência na parte de tecnologia”, disse.

Em seguida à cerimônia de abertura, tiveram início as palestras. O professor, pesquisador, inventor e empreendedor, Daniel dos Santos Costa, falou sobre “Inovação e empreendedorismo no agronegócio: oportunidades, desafios e caminhos para o futuro”. Em um momento provocativo, incentivou a reflexão sobre as perspectivas que a agricultura do Vale do São Francisco pode assumir e as oportunidades que pode proporcionar no ramo da inovação.

João Veras e José Veras apresentaram o case de sucesso da sorveteria Iatí, destacando os desafios de empreender no Sertão e a importância de valorização dos produtos e trabalhadores locais, do incentivo à agricultura familiar e aos pequenos produtores.

Ainda pela manhã, estudantes do terceiro ano do Médio Integrado em Agropecuária apresentaram a culminância do projeto de ensino “Valorizando o Empreendedorismo Rural”, realizado na disciplina de Projetos Agropecuários, que teve como objetivo criar empresas relacionadas ao agro e apresentá-las em todos os seus detalhes, desde estrutura, produtos até o público-alvo.

O Smart Agro teve sequência a tarde, com mais duas palestras: “Do céu ao solo: Como os drones estão transformando a agricultura do Semiárido”, ministrada pelo professor, pesquisador e consultor David Yuri de Melo Nunes Moraes  e “Semeando algoritmos, colhendo eficiência: Inteligência Artificial na agricultura”, apresentada pelo professor e pesquisador Pablo Teixeira Leal de Oliveira.

O evento segue até quinta-feira (3), com oficinas, palestras e exposição de projetos.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Texto: Inês Guimarães/ Ascom

Fim do conteúdo