Início do conteúdo

Trilha Ecológica Inclusiva do IFSertãoPE abre agendamento para visitas


O projeto Trilha Ecológica Inclusiva, desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, está com agendamento aberto para visitação a partir do mês de setembro. São convidados a participar grupos de até 20 pessoas, que podem agendar visitas através da página do Instagram da Trilha (@trilhaecologicaifcpzr) ou pelo e-mail czr.trilhaecologica@ifsertao-pe.edu.br.

A Trilha Ecológica Inclusiva é um espaço vivo de aprendizagem e preservação da Caatinga. Em execução desde 2013, a Trilha já recebeu mais de 2500 visitantes, tendo como objetivo principal o incentivo à educação ambiental, através do conhecimento e orientação para o uso sustentável do bioma.

A Trilha reúne mais de 30 plantas nativas identificadas, como a umburana de cambão, xique-xique, pereiro, mandacaru, angico, jurema preta, coroa-de-frade, e até espécies ameaçadas de extinção, como o umbuzeiro, a baraúna e a aroeira. Ao longo do percurso, de cerca de 800 metros, os integrantes do projeto explicam as propriedades e valores de cada uma das plantas identificadas, além de características de crescimento, de floração e usos populares. É possível também conhecer mais sobre a fauna da Caatinga.

O percurso oferece estrutura para receber pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes, através de um triciclo motorizado desenvolvido a partir de um projeto de inovação tecnológica. Ainda em relação à acessibilidade, todo o caminho é sinalizado em Libras e Braille.

Além da identificação da flora e fauna da Caatinga, a Trilha atualmente conta com três áreas com projetos de pesquisa de recaatingamento, em parceria com a Embrapa, produção e plantio de mudas, bolas de sementes e bancos de sementes.

Projeto já recebeu mais de 2500 visitantes

Este ano, o projeto lançou como novidade a Trilha Ecológica Inclusiva Kids, com um percurso adaptado para crianças de até 8 anos, que incentiva o aprendizado sobre o bioma através da ludicidade.

Fim do conteúdo