Início do conteúdo

Estudantes do IFSertãoPE participam de I Olimpíada Baiana de Drones


Estudantes do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE participam, entre os dias 21 e 23 de agosto, da I Olimpíada Baiana de Drones (OBADRONES), realizada pelo Centro de Estudos Tecnológicos em Informática e Agronomia (CETEIA) do campus Guanambi do Instituto Federal Baiano.

A competição, que tem caráter experimental,  tem como objetivo promover a popularização e o desenvolvimento de tecnologias de drones, através de uma experiência enriquecedora tanto ao público que já possui familiaridade com drones e a robótica educacional, quanto aqueles de escolas que nunca tiveram contato, com o propósito de inspirar os jovens a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

A equipe que representará o IFSertãoPE, a Drones Carrancas, é formada por sete estudantes: Wendell Nascimento Oliveira, Antônio Henrique Cardoso Sampaio Filho, Hercules Rodrigues Feitoza, Ramon Vieira Souza, ⁠Luana Maria de Souza Matos, Ana Vitória Rocha Ramos, ⁠Lucas Dandão Rodrigues e ⁠Douglas de Souza Rodrigues. Esta é a primeira competição da qual participam e a expectativa é a melhor possível.

“Estamos empolgados em participar da nossa primeira competição! Será um grande desafio, já que ainda estamos estruturando a equipe e adquirindo as ferramentas e equipamentos necessários para alcançar um bom desempenho. Entre as missões, a de pulverização é um dos nossos principais focos, por estar diretamente ligada à nossa área de atuação”, afirmou Antônio Henrique.

Nesta primeira edição da competição, as equipes deverão projetar, montar e operar um drone quadricóptero e executar uma série de provas e atividades que desafiam as capacidades técnicas dos veículos e a criatividade de seus projetistas. O desempenho das provas será avaliado de forma objetiva, com parâmetros pré-estabelecidos no regulamento, para que, ao final da competição, sejam conhecidos os melhores trabalhos desenvolvidos. As equipes participantes em cada modalidade disponível, concorrem a premiação na forma de troféus, medalhas e certificados.

Além dos estudantes, participa também o professor do IFSertãoPE, Pablo Teixeira Leal de Oliveira, que ministrará palestra. A programação conta ainda com oficinas.

Texto: Inês Guimarães com informações da organização da OBADRONES

Fim do conteúdo