Início do conteúdo

Campus Petrolina Zona Rural realiza estudo de viabilidade para implantação de curso Médio Integrado em Mecatrônica


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE está dando continuidade ao estudo de viabilidade para debater a implantação do curso Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica.

O estudo de viabilidade de implantação do novo curso tem como finalidade avaliar a pertinência e a sustentabilidade da proposta no contexto institucional, buscando assegurar que a oferta do curso responda de forma qualificada às demandas sociais, produtivas e educacionais da região, em consonância com os princípios que regem a educação pública, gratuita e de qualidade.

No caso do estudo para avaliação da implantação do curso de Mecatrônica, foi realizada audiência pública no dia 18 de julho, além de reuniões entre a comissão responsável por esse processo. Neste momento, está aberta consulta pública através de formulário eletrônico (clique aqui),  com objetivo de fortalecer o estudo e oferecer um panorama sobre a aceitação do referido curso. Todas as pessoas interessadas estão convidadas a participar.

O formulário estará disponível até dia 15 de setembro, considerando as demais etapas necessárias para a finalização do estudo, a elaboração do relatório final e o início dos trabalhos de criação do Projeto Pedagógico do Curso, visando a oferta de uma turma do Médio Integrado em Mecatrônica em 2026.

As diretrizes do curso de Mecatrônica associam áreas de Mecânica, Eletrônica e Computação, com o objetivo de trazer soluções para o mercado e para a indústria. No caso do curso a ser ofertado pelo IFSertãoPE, a Mecatrônica será voltada para a agricultura.

“A ideia é o desenvolvimento de habilidades, estimulando que o profissional formado tenha altas habilidades em raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, para que ele tenha capacidade de resolução de problemas, estando dentro de quatro premissas: inovação, sustentabilidade, colaboração e futuro próspero”, afirma o professor Pablo Leal, membro da comissão do estudo.

Clique aqui para acessar o formulário e participe!

Fim do conteúdo