Início do conteúdo

Audiência Pública debate sobre implantação do curso Médio Integrado ao Técnico em Alimentos


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, nesta quinta-feira (23), audiência pública para debater o estudo de viabilidade para implantação do curso Médio Integrado ao Técnico em Alimentos.

A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores de Petrolina e, além dos representantes legislativos, estiveram presentes o diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, o diretor de Ensino, Márcio Tavares, a coordenadora de Ensino, Evelúcia Borges e membros da comissão responsável pelo estudo de viabilidade do curso, professores Ana Carolina Braga, Luciana Jatobá, Marcelo Iran Coelho e Rosemary Barbosa.

As professoras Luciana Jatobá e Rosemary Barbosa explicaram, em plenário, sobre a importância do estudo de viabilidade e a participação da comunidade. “O objetivo desse estudo de viabilidade é trazer para comunidade o questionamento: qual a pertinência desse novo curso para região? Esperamos que todos participem e contribuam”, afirmou Luciana Jatobá.

Ainda em plenário, as professoras falaram sobre o perfil do curso, que será voltado a estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental, terá três anos de duração e envolverá disciplinas propedêuticas, como Português, Matemática, História e Geografia e matérias técnicas, como Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Tecnologia de Panificação, Tecnologia de Bebidas, Controle de Qualidade de Alimentos, dentre outros. Além disso, destacou-se a economia da região do Vale do São Francisco, voltada para a produção de alimentos, e a importância do curso nesse contexto.

Os vereadores Gilmar Santos, Marquinhos Amorim, Rosarinha Coelho, Diogo Hoffmann, Rogério Passos, Maria Elena Alencar, Manoel da Acosap, Cláudia Ferreira e Aero Cruz destacaram a importância do debate e da implantação do novo curso técnico para oportunizar qualificação gratuita aos jovens da região e enfatizaram a atuação do IFSertãoPE na formação de qualidade de cidadãos e profissionais.

O próximo passo para a conclusão do estudo de viabilidade e possível implantação do curso Médio Integrado ao Técnico em Alimentos é a finalização do Projeto Pedagógico do Curso, apresentação e aprovação no Conselho de Campus, Conselho de Dirigentes e Conselho Superior do IFSertãoPE.

Texto: Inês Guimarães/Ascom

Fim do conteúdo