Início do conteúdo

SNCT 2025 e Festival de Arte e Cultura unem conhecimento e expressão


A programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, entre os dias 21 e 23 de outubro. Com o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas em meu território”, o evento, incentivado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico e mostrar como ele está presente no dia a dia de todos.

O evento teve como abertura um dia voltado a discussões relacionadas ao tema da SNCT, com palestras e mesa-redonda, que levaram à reflexão de como o cuidado com o rio São Francisco pode impactar na cultura oceânica, a partir da palestra da professora Elizângela Souza; sobre a importância de questões como saneamento e direito à higiene para a sociedade, temática abordada pela doutoranda Milenna Santos (Univasf); sobre o reúso da água na agricultura, mesa-redonda que reuniu os professores José Sebastião Costa (IFSertãoPE), Salomão de Sousa Medeiros (UFCG), o ambientalista Victor Flores e o agrônomo Luís Almeida Santos e, por fim, debate sobre a aplicação do geoprocessamento no controle ambiental, com a professora Gabriela Correa Valente (IFBaiano).

Além de estudantes e servidores do campus Petrolina Zona Rural, participaram alunos e professores da Escola Municipal Daniel Berg. Para a coordenadora da unidade, Rosimere Silva, a iniciativa do evento e a presença dos alunos para participar do debate em torno da temática da água foi muito importante. “Foi um momento riquíssimo, em que pudemos aprofundar nossos conhecimentos. Estamos próximos e precisamos nos integrar, estreitar nossos laços”, declarou.

Para o coordenador de Pesquisa do campus Petrolina Zona Rural, Daniel Amaral, a 22ª SNCT foi um momento que celebrou a ciência, a pesquisa, a extensão a arte e a cultura. “Com o tema Planeta Água, o evento promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e extensionistas, estimulando profundas reflexões sobre a importância da preservação e uso sustentável dos recursos hídricos e o futuro do nosso planeta”, afirmou.

Festival de Arte e Cultura

O II Festival de Arte e Cultura se integrou à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com uma programação rica que promoveu o estímulo à criatividade e à expressão, valorização cultural, integração entre a comunidade acadêmica e o público convidado, além de momentos de lazer e aprendizado.

Na programação, contação de histórias, torneio de xadrez, vaquejada de pneus e o aguardado festival de talentos. Além disso, houve um momento para exposição de iniciativas de extensão, com as presenças de representantes do Laboratório de Piscicultura, da Trilha Ecológica Inclusiva, do IFEduca 4.0, do Centro de Línguas, do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Inovação e Administração Rural (IDEEIAR) e do Núcleo de Estudos em Forragicultura e Produção de Ruminantes, que apresentaram suas respectivas atividades.

O dia 23 de outubro foi dedicado às oficinas, como Fotografia, IF Teens – Inovi Goods e Dominó Filosófico, Uso de drone de pequeno porte para levantamento de áreas degradadas, Processamento de frutas.

Fim do conteúdo