Eventos
Hackathon impulsiona a criação de tecnologias para transformar a sociedade
Estudantes e professores de diversas instituições participaram, nos dias 30 e 31 de outubro, do III Hackathon, com o objetivo de trabalhar ideias e propor soluções para desafios hídricos relacionados ao Rio São Francisco. O evento, realizado pelo campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE em parceria com o Sebrae Petrolina, reuniu treze equipes que mergulharam no universo da ideação, de forma intensa e colaborativa.
Durante os dois dias, o Hackathon promoveu palestras, mentorias e práticas no intuito de incentivar os participantes a desenvolver ideias e criar um plano de negócios para apresentação do produto. A programação envolveu professores do IFSertãoPE e Univasf, além de consultores do Sebrae.
Nicolly Ricelli é estudante de Zootecnia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE e compôs a equipe que desenvolveu o produto Fluvitec, pensando no reúso de água para evitar o desperdício. “É uma experiência nova para mim, nunca tinha participado de um evento como esse e achei muito legal, porque a gente está criando ideias, desenvolvendo soluções e aprendendo bastante”, disse a estudante.
De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Fabiana Dantas, a intenção do Hackathon é que as ideias pensadas durante a maratona sejam levadas adiante. “A ideia é que sejam incubadas e tenham todo o aporte para que sejam colocadas em prática. Temos ideias tecnológicas, relacionadas à aplicativos, plataformas, e ideias educativas e de tecnologias sociais, justamente pela necessidade de conscientização em relação ao tema abordado”, afirmou.

Ao final da maratona, as melhores ideias, que foram avaliadas por uma banca em apresentações de cinco minutos, foram premiadas: Rede MarSer – primeira rede interligada em educação climática no Semiárido, ficou em terceiro lugar; Ribeirinhos – A saga do Velho Chico, jogo RPG, conquistou o segundo lugar; e Aqua Flush – Cada gota importa foi a ideia vencedora.






