Início do conteúdo

Histórias de egressos inspiram estudantes durante a Semana de Agronomia


A Semana de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, realizada nos dias 3 e 4 de novembro, proporcionou um momento enriquecedor de troca de experiências, aprendizado e integração entre estudantes, professores e profissionais da área.

A programação contou com uma mesa-redonda com egressos do curso, que compartilharam suas trajetórias, desafios enfrentados no mercado de trabalho e perspectivas para o futuro da profissão. A conversa, mediada pelo professor Pablo Oliveira, teve a participação de Valmir Nogueira, Jéssica Lima, Micaeli Bagagi, João Rafael Moura, José Rubens Cruz e Jandielton Lubarino e aproximou os estudantes da realidade profissional, mostrando diferentes possibilidades de atuação e reforçando a importância da formação contínua.

Mesa de abertura da Semana de Agronomia contou com as presenças do diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo, do diretor de Ensino, Márcio Tavares, do coordenador do curso de Agronomia, Sebastião Costa e da presidente da comissão organizadora do evento, Luciana Oliveira

João Rafael Moura cursou Agronomia no IFSertãoPE entre os anos de 2015 e 2019. Nesse período, teve o campus Petrolina Zona Rural como sua casa. Segundo ele, a possibilidade fazer o curso só se concretizou pela oferta da Residência Estudantil, da qual foi morador durante toda a graduação. “Estando muito tempo dentro do Instituto, aproveitei ao máximo todas as oportunidades. Participei de mais de dez projetos de pesquisa e extensão, de eventos, visitas técnicas, viagem internacional e isso foi muito importante para mim como profissional, porque tenho uma visão geral da atividade do agrônomo”, afirmou. Atualmente, João Rafael atua como coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Ibacem Agrícola.

Para o estudante Caique Teixeira, o momento de escuta dos egressos foi marcante. “Tivemos a oportunidade ouvir vozes inspiradoras de profissionais que já estão no mercado, fazendo a diferença, impactando vidas, e com certeza ouvir essas experiências foi muito agregador para todos que participaram”, declarou.

Ao longo dos dois dias de programação foram realizadas palestras sobre temas variados, relacionados à temática do evento “Agronomia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas”. As discussões contribuíram para ampliar a visão dos participantes sobre as demandas atuais do setor e estimularam a reflexão sobre o papel do engenheiro agrônomo na sociedade.

Yuri Caribé atua na área de Segurança Pública, é estudante de Agronomia em uma instituição privada e fez questão de participar da Semana de Agronomia. “Quando soube do evento quis participar e conhecer mais sobre o dia a dia do agrônomo e sobre a temática discutida. Estar aqui foi muito bom e quero estreitar vínculos com o IFSertãoPE”, disse.

A Semana de Agronomia reafirmou o compromisso com a formação técnica, científica e humana dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre universidade e mercado e incentivando o desenvolvimento de profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios do campo contemporâneo.

Fim do conteúdo