Início do conteúdo

IFSertãoPE promove lançamento da Trilha Ecológica Inclusiva Kids e projeto Pipa Verde


Estudantes da Escola Municipal Terras da Liberdade participaram, na última terça-feira (4), da inauguração de dois projetos desenvolvidos pelo campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, que incentivam a educação ambiental e a preservação da Caatinga de maneira lúdica: a Trilha Inclusiva Kids e Pipa Verde.

A Trilha Ecológica Inclusiva Kids tem como objetivo promover o contato direto das crianças, de idades entre 2 e 12 anos, com a natureza de forma acessível e participativa. Ao longo de 100 metros, as crianças são incentivadas a conhecer fauna e flora da caatinga, compreendendo sua importância e riqueza, através da observação, ouvindo e sentindo o meio ambiente, de forma a despertar o cuidado e o respeito por todas as formas de vida. A Trilha é acessível a pessoas com deficiência, contando com linha guia e informações em libras e braile.

Já o projeto Pipa Verde – Voando e revegetando a Caatinga é desenvolvido pelo IFSertãoPE em parceria como Laboratório de Engenharia Mecânica da Univasf, com o objetivo de revegetar a Caatinga através de lançamentos de bolas de sementes por meio de pipa. A Pipa Verde é confeccionada com materiais biodegradáveis (linhas de algodão, varetas, cordas, papel seda e folhas de bananeiras) e tem o papel de liberar bolas de sementes em lugares desmatados. As sementes são de espécies nativas, como o mulungu, angico, aroeira, baraúna e jurema-preta.

O projeto teve início em março deste ano. “Nossa ideia é que a Pipa Verde tenha baixo custo, para que qualquer pessoa possa ter acesso. Assim temos a oportunidade de distribuir sementes no ambiente, em áreas degradadas ou que tenham menor população de plantas nativas, sendo uma alternativa para o recaatigamento”, explicou o estudante de Agropecuária e bolsista do projeto, Sávio Amorim.

De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Elizângela Souza, a intenção é envolver as crianças de forma que elas sejam agentes de preservação do meio ambiente e, em especial, da Caatinga. “Nosso objetivo é que as crianças aprendam de forma lúdica, que eles entendam que são os futuros cidadãos e são responsáveis também de cuidar da Caatinga”, afirmou.

A visitação na Trilha Kids pode ser feita através de agendamento, no entanto, não há mais vagas disponíveis para este ano. Já em relação ao projeto Pipa Verde, a intenção é que ele seja interativo, levando tal tecnologia às escolas.

Fim do conteúdo