Início do conteúdo

Audiência Pública debate sobre implantação de cursos de Agropecuária (EAD) e superior em Zootecnia


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizou, na última quinta-feira (6), audiência pública para debater o estudo de viabilidade para implantação dos cursos Subsequente em Agropecuária (EAD) e Superior em Zootecnia, ambos voltados para pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

A audiência aconteceu no auditório da Biblioteca da Facape, em Petrolina. A professora e membro da comissão responsável pelo estudo de viabilidade dos cursos, Carla Samantha, explicou sobre a importância da realização da consulta pública para decisão de implantação dos cursos, além de descrever a estrutura física do campus, os perfis e áreas de atuação dos profissionais das áreas em avaliação. Estiveram presentes ainda o diretor de Ensino do campus, Márcio Tavares, os professores Cristina Akemi, Fabiana Dantas, Daniel Amaral, Ricardo Macedo e Ellio Chagas.

Segundo Samantha, o curso Subsequente em Agropecuária na modalidade EAD terá aulas teóricas online e 20% da carga horária, estimada em no mínimo 1200h, em encontros presenciais e duração de um ano e meio. Já o curso de Zootecnia é 100% presencial, envolvendo disciplinas das ciências básicas e profissionalizantes, em aulas teóricas e práticas que formarão uma carga horária de 4000h, com duração de quatro a cinco anos, sendo previsto para acontecer em apenas um turno, manhã ou tarde.

“O próximo passo para a finalização do estudo de viabilidade é a elaboração do Projeto Pedagógico dos cursos e posterior apresentação e aprovação no Conselho de Campus, Conselho de Dirigentes e Conselho Superior do IFSertãoPE. Esperamos que ainda este ano esse processo seja finalizado”, explicou Carla Samantha. A previsão é que o Subsequente em Agropecuária tenha sua primeira turma em 2026 e Zootecnia no ano de 2027.

ATUAÇÃO – O profissional formado no curso técnico de nível Subsequente em Agropecuária atua em atividades de produção animal, vegetal e agroindustrial, atendendo as necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva do agronegócio. Já o zootecnista atua na produção de alimentos de origem animal, beneficiamento e comercialização de produtos e insumo, no ensino, pesquisa e extensão, com animais de produção, companhia, de esporte e lazer , em estabelecimentos agroindustriais, fazendas e granjas, indústria de rações, fármacos, produtos biológicos e consultoria.

Texto: Inês Guimarães/Ascom

 

 

Fim do conteúdo