Eventos
Curso de Viticultura e Enologia celebra duas décadas com emoção e brindes à história e ao futuro
O auditório do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE estava repleto de sorrisos e lembranças. Na manhã da última quarta-feira (5), o Curso de Viticultura e Enologia comemorou seus 20 anos de trajetória em uma solenidade marcada por emoção, homenagens e celebração à história construída ao longo de duas décadas.
Criado em 2005, o curso nasceu do sonho de valorizar a vitivinicultura na região do Vale do São Francisco e formar profissionais capazes de transformar a uva em arte. Ao longo de 20 anos, foram gerações de enólogos formados, pesquisas reconhecidas e parcerias que colocaram a instituição entre as referências nacionais no setor, sendo o único do Norte-Nordeste do Brasil e avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação.
Durante a cerimônia, professores, egressos, estudantes e convidados relembraram momentos marcantes, desde as primeiras turmas até os desafios e conquistas que consolidaram o curso.
O evento teve início com formação de mesa de honra, que contou com as presenças do pró-reitor de Ensino, Eudis Oliveira Teixeira, representando o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho Alencar; do diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Prates Lorenzo; da vice-presidente do Colegiado do Curso de Viticultura e Enologia, Mariana Almeida; do representante do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – Vinhovasf, Rodrigo Fabian e do professor Luciano Manfroi, primeiro coordenador do curso.

“Estou vivendo um reencontro com minha própria história”, afirmou a vice-coordenadora do Colegiado do Curso de Viticultura e Enologia, Mariana Almeida
Egressa e professora de Viticultura e Enologia, Mariana Almeida falou emocionada sobre sua trajetória na instituição e quanto o curso mudou sua vida. “Estou vivendo um reencontro com minha própria história. Foram anos de muitas descobertas e aprendizados, eu, particularmente, fui muito feliz aqui como discente, aprendi com os melhores mestres possíveis e me sinto extremamente realizada por transmitir a meus alunos um pouco de cada um de vocês”, afirmou.

Diretor geral, Vitor Lorenzo, anunciou o fortalecimento do parreiral didático e reestruturação da Escola do Vinho
O diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Prates Lorenzo, destacou a importância e singularidades do curso de Viticultura e Enologia do IFSertãoPE. “Nosso curso hoje tem conceito 5, nota máxima em avaliação feita pelo MEC, único do IFSertãoPE que conseguiu esse patamar máximo de excelência. Também é um curso que está promovendo o desenvolvimento regional no Nordeste, ao contribuir com a implantação e consolidação de vinícolas na Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, através do trabalho da Escola do Vinho”.
Lorenzo destacou ainda a visita de estudantes à Escola Superior de Viticultura e Enologia de Changins, na Suíça, a contribuição no processo de indicação de procedência no vinho elaborado no Vale do São Francisco e formatura da primeira enóloga com T21 no Brasil. “É um histórico enorme de importância e singularidades que só enaltece nossa instituição”, declarou o diretor, anunciando para o próximo ano o fortalecimento do parreiral didático e reestruturação da Escola do Vinho.
Homenagens – Atualmente professor do campus Bento Gonçalves do IFRS, Luciano Manfroi foi uma das pessoas que contribuiu com a criação do curso de Viticultura e Enologia no então Cefet Petrolina, que, em 2008, se tornaria campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.
Em reconhecimento por sua atuação na construção do Projeto Pedagógico do Curso e como primeiro coordenador, Luciano Manfroi foi um dos homenageados, recebendo uma placa comemorativa das mãos da egressa e professora Ana Paula Barros.
Em seu discurso emocionado e carregado de história, Manfroi falou do processo de criação do curso, iniciado ainda na época de Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, tendo a influência do deputado Osvaldo Coelho e atuação do então diretor Nelson Minussi; contou sobre sua mudança do Rio Grande do Sul para Petrolina, dos desafios enfrentados e da luta que culminou com a oficialização da criação do curso de Viticultura e Enologia, em 2005.
“Quero agradecer a todos que fizeram e que continuam fazendo acontecer. Aqui a gente tem Viticultura e Enologia 365 dias por ano. Hoje tenho a certeza de que o curso está onde deveria estar e que esse processo passou por várias mãos, isso é importante ressaltar. Fico feliz, me sinto parte do orgulho desse curso ter conquistado a nota máxima, representando excelência, fico orgulhoso por vocês”, afirmou.

As servidoras Islaine Santos e Renata Gomes foram homenageadas
Além de Luciano Manfroi, foram homenageadas as servidoras Islaine Santos Silva e Renata Gomes de Barros Santos, em reconhecimento pelos serviços prestados à Escola do Vinho. O deputado Osvaldo Coelho recebeu menção honrosa, como incentivador da educação e do desenvolvimento do Sertão.
Ainda na solenidade, participaram os servidores Elis Nogueira e Pedro Noronha, o egresso Euclides Neto e o ex-diretor Nelson Minussi; foi apresentado vídeo comemorativo e apresentada a revista institucional produzida em homenagem ao aniversário do curso.
BRINDE – Ao som de música e poesia, servidores, egressos, estudantes e convidados realizaram um brinde especial em homenagem aos 20 anos do curso de Viticultura e Enologia do IFSertãoPE, celebrando não apenas o passado, mas o futuro promissor e o papel transformador que o curso desempenha na valorização da cultura do vinho.
Como forma de demonstrar um pouco do que é realizado durante o curso, o espumante do brinde foi elaborado por estudantes durante prática realizada em uma disciplina. “Esse espumante foi feito pelas mãos dos nossos alunos, só mostrando um pouco do que é esse curso, do quanto é incrível e transformador. Para a gente chegar e conseguir produzir hoje teve muita coisa por trás, então esse espumante é um simbolismo de tudo que o curso representa”, explicou a professora Ana Paula Barros.

Espumante oferecido no brinde foi elaborado por estudantes
A celebração dos 20 anos do curso de Viticultura e Enologia reforçou o papel do IFSertãoPE como referência na formação de profissionais qualificados, na promoção da cultura vitivinícola e na valorização do conhecimento que transforma vidas.
Texto: Inês Guimarães/Ascom
















