Início do conteúdo

I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias debate caminhos para regularização sanitária de pequenas agroindústrias


O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE recebeu, nos dias 25 e 26 de novembro, agricultores familiares e diversos representantes de instituições ligadas à cadeia agropecuária, com o objetivo de dialogar sobre os caminhos para regularização sanitária de pequenas agroindústrias.

A abertura do I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias no Sertão do São Francisco contou com as presenças do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho e do diretor geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo; da coordenadora de Apoio à Inclusão Sanitária do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Raquel Martins Luciano; da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Vânia Freire, do superintendente do MDA em Pernambuco, Caetano de Carli; do coordenador de Articulação Interfederativa da Anvisa, Alex Sander Duarte.

Participaram também representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Adagro, Sebrae, IPA, Codevasf, Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, Sintraf, Cisape e Movimento Sem Terra do Assentamento Safra do Município de Santa Maria da Boa Vista.

O evento, resultado de parceria entre o IFSertãoPE, MDA e Instituto Federal do Ceará integra uma série de oficinas que estão sendo realizadas em todo o território nacional,  no intuito de discutir os desafios, oportunidades e estratégias para o fortalecimento das cadeias produtivas da região, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a valorização dos saberes locais.

“Essa oficina é começo, é um caminho dos órgãos parceiros de regularização e fiscalização sanitária de trazer informações para o produtor e o caminho inverso de o agricultor trazer para nós as dificuldades e os desafios que vocês estão passando para viabilizar a regularização sanitária. A ideia desse evento é estabelecer o diálogo entre os órgãos de fiscalização e o fiscalizado”, afirmou a representante do MDA, Raquel Martins.

PROGRAMAÇÃO – A programação do I Workshop sobre Cadeias Produtivas Agropecuárias contou com a formação de Grupos de Trabalho das Oficinas de Inclusão Sanitária, nos quais foram elencados os principais desafios enfrentados pelas pequenas agroindústrias para a regularização sanitária.

Entre os problemas, foram citados falta de informação e orientação, falta de fiscalização orientadora, falta de assistência técnica, dificuldade na certificação, construção da agroindústria, dentre outros.

Em seguida, o professor Vitor Lorenzo ministrou a palestra “A importância da integração entre os atores de uma cadeia produtiva” e o produtor Petrônio Pereira da Silva, produtor de mel em Ouricuri-PE apresentou seu relato de experiência.

A programação foi finalizada com a apresentação de dois painéis: Os serviços de inspeção sanitária no Brasil e ações de fortalecimento da agricultura familiar; e Ações da vigilância sanitária e os consórcios públicos municipais.

ENCAMINHAMENTOS – Após os diálogos, debates e escuta ativa, o evento foi encerrado construindo uma relação de encaminhamentos e compromissos estabelecidos entre as instituições e produtores para que de fato haja transformações na regularização sanitária das pequenas agroindústrias.

Entre eles, a oferta de educação ambiental integrada entre órgãos, qualificação de produtores e educação sanitária para escolas públicas, envolvendo IFSertãoPE, Adagro, IPA e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

Texto: Inês Guimarães/Ascom

Fim do conteúdo