Início do conteúdo

Servidores e estudantes do IFSertãoPE compartilham experiências no e-book Vozes da Internacionalização II


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, no dia 27 de novembro, o e-book Vozes da Internacionalização II: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A publicação reúne 120 relatos de experiências vivenciadas entre 2023 e 2025 em diferentes países, programas e contextos formativos.

Produzida pela Editora IFB, a obra dá continuidade ao projeto iniciado em 2023, ampliando a visibilidade das trajetórias internacionais da comunidade acadêmica da Rede Federal. Os textos apresentam vivências que vão desde intercâmbios e mobilidade acadêmica a projetos de pesquisa, extensão, cursos, competições estudantis e iniciativas lideradas pelas instituições associadas ao Conif.

O IFSertãoPE está presente no e-book através de sete relatos, de servidores e estudantes do campus Petrolina Zona Rural:

  • “Centro de Línguas: espaço de aprendizagem”, por Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque, Maria Marli Melo Neto e Valter Cezar Andrade Junior;
  • “Entre vinhedos e culturas: minha jornada internacional como estudante de viticultura e enologia”, por Iasmin Vieira das Virgens;
  • “Changins Summer University”, por Maria Tainara Resende da Silva;
  • “Do Sertão ao Japão: Raízes que navegam o mundo”, por Pedro Henrique Lopes do Nascimento;
  • “A alma em trânsito: o sentido de pertencer e a essência da internacionalização”, por Sabrina Menezes Brito;
  • “Além das fronteiras”, por Tatiane de Oliveira Xavier Machado;
  • “Uma vida transformada da água para o vinho”, por Viviane Kelly de Lira Quintas.

Para a coordenadora de Relações Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Rachel Duarte, a segunda edição do e-book “Vozes da Internacionalização” representa um marco significativo para a instituição, porque valoriza a presença de estudantes e servidores em iniciativas internacionais e reforça a importância da internacionalização como estratégia de formação integral, desenvolvimento territorial e fortalecimento da Rede Federal no interior do Brasil.

“Os relatos apresentados revelam, de forma sensível e concreta, o impacto transformador das experiências acadêmicas, culturais e científicas vivenciadas no exterior. São narrativas que inspiram outros estudantes, ampliam horizontes e evidenciam o compromisso institucional com uma internacionalização inclusiva e conectada ao semiárido. Cada depoimento reafirma que a mobilidade internacional não é apenas deslocamento físico, mas uma oportunidade de expansão de saberes, fortalecimento da cidadania global e construção de pontes entre o local e o mundo”, afirmou Sarah Rachel.

A nova edição é resultado de uma chamada pública divulgada pelo Conif em junho de 2025, que recebeu submissões de diferentes instituições da Rede Federal.

Clique aqui para conferir o e-book Vozes da Internacionalização II: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Texto Inês Guimarães/ Ascom. Com informações do Conif.

Fim do conteúdo