Início do conteúdo

Iniciativa apresenta processo de produção de uva e benefícios do suco a estudantes da Escola Municipal Daniel Berg


Estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE apresentaram o processo de produção da uva e a importância do consumo do suco de uva, valorizando a agricultura regional e incentivando hábitos alimentares saudáveis a estudantes da Escola Municipal Daniel Berg, localizada no Assentamento Água Viva.

A iniciativa foi a culminância do projeto “Conhecendo a uva e o suco de uva: Educação em Viticultura e Enologia para crianças”, realizado durante a disciplina de Extensão II do curso de Viticultura e Enologia, sob orientação da professora Rosemary Barbosa.

De acordo com a professora Rosemary Barbosa, o projeto foi idealizado com o intuito de difundir o conhecimento em Viticultura e Enologia para crianças. “Nossa ideia é que elas despertem para os bons hábitos alimentares a partir do conhecimento do processo de produção de uvas e fabricação do suco integral de uva e, assim, criem memórias gustativas”, afirmou.

A estudante Jana Bernardo foi uma das integrantes da iniciativa. “Tivemos a oportunidade de realizar a ação com as crianças e foi mágico ver o entusiasmo delas em cada momento. Desde o início, quando falavam com orgulho que seus pais trabalham com uvas, até o brilho nos olhos ao conhecerem o sabor puro e natural do suco, cada instante foi especial”, conta.

Segundo Jana, a interação foi um dos pontos altos, especialmente durante a pisa da uva, quando as crianças se divertiram e se conectaram com o processo de forma genuína. “O sorriso e a felicidade delas ao participar de algo tão significativo foram contagiantes. Foi uma experiência que não apenas aproximou as crianças da origem do que consomem, mas também reforçou o valor do trabalho de suas famílias”, explicou a estudante. Além de Jana Bernardo, participaram os estudantes Vanessa Carvalho, Maria Clara Oliveira, Pedro Lucas Oliveira, Mikael do Nascimento e Carlos Eduardo de Lima.

A diretora da Escola Daniel Berg, Camila Gândala, destacou a importância da culminância. “A ação realizada na escola EMETI Daniel Berg é muito importante, visto que estamos inseridos em uma mesma realidade e contexto, e possibilita nossos estudantes enxergarem além dos muros da escola a riqueza de aprendizados e oportunidades que os cercam. O Instituto Federal estar dentro da unidade oferta novos olhares e ensinamentos. A ação sobre a pisa da uva para transformar em suco encantou e ofertou novos aprendizados a nossas crianças, e demonstrou mais uma vez que o ensino superior dialoga e engrandece sim a educação fundamental”, concluiu.

Fim do conteúdo