Início do conteúdo

I Encontro de Internacionalização destaca oportunidades de mobilidade acadêmica e experiências de intercâmbio


O I Encontro de Internacionalização do IFSertãoPE aconteceu nesta segunda-feira (9), no campus Petrolina Zona Rural, e reuniu estudantes, professores e gestores para apresentar oportunidades de mobilidade acadêmica internacional e compartilhar experiências de intercâmbio vividas por alunos da instituição. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre programas de estudo no exterior, além de incentivar a participação em iniciativas de cooperação internacional.

Estiveram presentes o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, a coordenadora de Relações Organizacionais e Internacionais, Sarah Rachel, o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, Vitor Lorenzo. Durante a programação, a coordenadora Sarah Rachel apresentou informações detalhadas sobre critérios gerais de participação em programas de mobilidade internacional.

Um dos momentos mais aguardados foi o relato de estudantes que já participaram de programas de intercâmbio. Eles compartilharam experiências acadêmicas e culturais vividas em diferentes países, destacando os desafios iniciais, como adaptação ao idioma e à rotina universitária, e os aprendizados adquiridos ao longo do período no exterior. “Poder representar o IFSertãoPE, o poder representar Petrolina foi muito importante para mim. Como a gente estava compartilhando experiências com pessoas de doze países diferentes, foi uma troca incrível”, afirmou o estudante Pedro Henrique Lopes, que participou do Programa Jovens Líderes – Ship for World Youth (SWY), no Japão.

Além de Pedro Henrique, participaram Taires Evangelista, Sabrina Brito, Iasmim Vieira e Tainara Rezende e que participaram do Summer University, programa organizado pela Escola Superior de Viticultura e Enologia de Changins, na Suíça, e João Ricardo Rodrigues, que fez estágio no Lycée Nature, na cidade de La Roche Sur-yon, França.  Segundo os participantes, a vivência internacional contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando a visão de mundo e fortalecendo a autonomia. Além disso, ressaltaram a importância da organização antecipada para aproveitar melhor a oportunidade.

Para o diretor-geral do campus Petrolina Zona Rural, o evento reforça a ideia de continuidade da participação de estudantes em programas internacionais. “A ideia é que todo ano a gente consiga mandar alunos para fora do Brasil. Queremos que nosso campus seja reconhecido aqui no Vale como o campus da internacionalização, um campus que dialoga com o mundo lá fora”, afirmou.

Fim do conteúdo