Início do conteúdo

Filosofia (Prof-Filo)


Perfil

O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) é um curso ligado ao Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para capacitação de Professores do Ensino Básico Público e Privado, tendo como sede a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 25 núcleos espalhados pelo Brasil. Desde 2022, o IFSertãoPE conta com um núcleo próprio, no qual as aulas ocorrem no Campus Petrolina Zona Rural. Com área de concentração em Ensino de Filosofia, o Pro-Filo abrange duas linhas de pesquisa principais: 1) Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais e 2) Práticas de Ensino de Filosofia.

Informações gerais

  • Modalidade: Presencial
  • Percentual de Carga horária: 100% presencial
  • Número Total de Vagas:
  • Período Mínimo de Integralização: 12 meses
  • Período Máximo de Integralização: 24 meses

Organização curricular

  • Carga Horária Mínima de Integralização:
  • Disciplinas Obrigatórias: 240 horas | Ementas
  • Disciplinas Optativas: 60 horas/disciplina | Ementas
  • Trabalho de Conclusão de Curso:

Forma de ingresso

  • O processo seletivo para ingresso no curso ocorre por meio de edital específico, publicado anualmente pelo Prof-Filo.

Coordenação

  • Coordenador: Cristiano Dias da Silva | cristiano.dias@ifsertao-pe.edu.br

Mais informações

  • Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais – Desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.
  • Práticas de Ensino de Filosofia – Desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdos da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.

Bancas de Qualificação

Bancas de Defesa

Turma 2025-2027

Bruno Freitas Santos
https://lattes.cnpq.br/8624648555654769

Cícero Claudivan Leal
http://lattes.cnpq.br/4989089908195830

Diêgo Costa Silva
https://lattes.cnpq.br/6899702698531870

Elton de Aquino Arruda
https://lattes.cnpq.br/9607101141660709

Ginete Cavalcante Nunes
http://lattes.cnpq.br/2311824916331440

Josely Novaes de Carvalho Alves
http://lattes.cnpq.br/6174476250378064

José Weverton de Melo
http://lattes.cnpq.br/0066955034092346

João Vitor de Castro Vilanova
http://lattes.cnpq.br/4418118960403892

Leandro de Oliveira Ferreira
https://lattes.cnpq.br/2618407943614825

Lenilson Oliveira Moura
http://lattes.cnpq.br/5855373279557153

Maria Regina da Conceição Neta
http://lattes.cnpq.br/9803239213708706

Merivania da Silva Barros Santos
https://lattes.cnpq.br/8190759292823344

Nelcino Henrique Nascimento de Aquino
https://lattes.cnpq.br/1622427195895229

Raimundo Nonato Sobrinho
http://lattes.cnpq.br/4563993161031254

Raíla Suelen Pereira Viana
https://lattes.cnpq.br/9962241737492001

Rodrigo de Jesus Pereira
https://lattes.cnpq.br/6998750354540261

Rosiane da Silva Xavier
http://lattes.cnpq.br/0512084681501117

Uberlam Jesus de França Campos
http://lattes.cnpq.br/3333766968602736

Waneska Silva Marins
https://lattes.cnpq.br/6708259250104076

Wenita Kely da Silva
http://lattes.cnpq.br/0992161370411536

Turma 2024-2026

Antonio dos Santos Pedrosa Filho
http://lattes.cnpq.br/2468722962882275

Bruno da Silva Conceição
http://lattes.cnpq.br/2817646191074978

Carlos Eduardo Mendes de Caldas
http://lattes.cnpq.br/3216344169189627

Diego Santos Rego
http://lattes.cnpq.br/6006211116552116

Donaria Cardoso do Carmo
http://lattes.cnpq.br/0087410729062316

Elisabeth Maria de Sousa
http://lattes.cnpq.br/3158262360826646

Eusébio Andrade de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/9758565787961898

Francisco José de Lima
http://lattes.cnpq.br/4298216153949191

Gineide Cavalcante Nunes de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/0642633241659456

Givanildo José de Sousa
http://lattes.cnpq.br/0769505485571084

Juscelino Ribeiro da Silva
http://lattes.cnpq.br/3100882660097657

Lourival de Sousa Ataíde Junior
http://lattes.cnpq.br/0742952034328355

Manoel Heleno da Cruz
http://lattes.cnpq.br/9036591971523240

Pedro Wilson Noguera Porto
http://lattes.cnpq.br/4255174561145879

Raimundo Jorge de Souza
http://lattes.cnpq.br/7174980778607607

 

Turma 2023-2025

ANA PATRÍCIA GADELHA DA COSTA E SILVA
http://lattes.cnpq.br/1459230006949808

DIEGO ALVES DA SILVA
http://lattes.cnpq.br/2737377456105469

ELIANE MARIA DO NASCIMENTO MENEZES
http://lattes.cnpq.br/7812460405175738

FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUSA
http://lattes.cnpq.br/1667106312577578

GERMANO ALVES CAVALCANTE
http://lattes.cnpq.br/6170654701047682

KLÉBIO JOSÉ FEITOSA COELHO
https://lattes.cnpq.br/0649811354802737

MATHEUS FELLIPE DE SOUZA NETO
http://lattes.cnpq.br/9372321607159937

MIGUEL RODRIGUES LEITE
http://lattes.cnpq.br/2346997755662382

POLIANA COELHO DOS SANTOS
http://lattes.cnpq.br/5372454715729784

RITA DE CÁSSIA DE SOUZA MARTINS
http://lattes.cnpq.br/3731585429943984

Última atualização em 17/09/2025

Fim do conteúdo