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Filosofia (Prof-Filo)


Perfil

O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) é um curso ligado ao Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para capacitação de Professores do Ensino Básico Público e Privado, tendo como sede a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 25 núcleos espalhados pelo Brasil. Desde 2022, o IFSertãoPE conta com um núcleo próprio, no qual as aulas ocorrem no Campus Petrolina Zona Rural. Com área de concentração em Ensino de Filosofia, o Pro-Filo abrange duas linhas de pesquisa principais: 1) Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais e 2) Práticas de Ensino de Filosofia.

Informações gerais

  • Modalidade: Semipresencial (encontros presenciais quinzenais às sextas-feiras e remotamente aos sábados).
  • Percentual de Carga horária: 16.67% EaD e 83.33% presencial
  • Número Total de Vagas:
  • Período Mínimo de Integralização: 12 meses
  • Período Máximo de Integralização: 24 meses

Organização curricular

  • Carga Horária Mínima de Integralização:
  • Disciplinas Obrigatórias: 240 horas | Ementas
  • Disciplinas Optativas: 60 horas/disciplina | Ementas
  • Trabalho de Conclusão de Curso:

Forma de ingresso

  • O processo seletivo para ingresso no curso ocorre por meio de edital específico, publicado anualmente pelo Prof-Filo.

Coordenação

Mais informações

  • Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais – Desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.
  • Práticas de Ensino de Filosofia – Desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdos da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.

Última atualização em 04/04/2024

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