Filosofia (Prof-Filo)
Perfil
O Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) é um curso ligado ao Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para capacitação de Professores do Ensino Básico Público e Privado, tendo como sede a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 25 núcleos espalhados pelo Brasil. Desde 2022, o IFSertãoPE conta com um núcleo próprio, no qual as aulas ocorrem no Campus Petrolina Zona Rural. Com área de concentração em Ensino de Filosofia, o Pro-Filo abrange duas linhas de pesquisa principais: 1) Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais e 2) Práticas de Ensino de Filosofia.
Informações gerais
- Modalidade: Semipresencial (encontros presenciais quinzenais às sextas-feiras e remotamente aos sábados).
- Percentual de Carga horária: 16.67% EaD e 83.33% presencial
- Número Total de Vagas:
- Período Mínimo de Integralização: 12 meses
- Período Máximo de Integralização: 24 meses
Organização curricular
- Carga Horária Mínima de Integralização:
- Disciplinas Obrigatórias: 240 horas | Ementas
- Disciplinas Optativas: 60 horas/disciplina | Ementas
- Trabalho de Conclusão de Curso:
Forma de ingresso
- O processo seletivo para ingresso no curso ocorre por meio de edital específico, publicado anualmente pelo Prof-Filo.
Coordenação
- Coordenador: Gabriel Kafure da Rocha | gabriel.rocha@ifsertao-pe.edu.br
Mais informações
- Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais – Desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.
- Práticas de Ensino de Filosofia – Desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdos da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.
- André Ricardo Santos Dias Pinto
- Cristiano Dias da Silva
- Eduardo Vergolino Barbosa
- Erbs Cintra Gomes
- Gabriel Kafure da Rocha (Coordenador)
- José Aldo Araújo de Camurça Neto
- João Batista Farias Junior (IFPI)
- Pedro Augusto de Castro Buarque e Silva
- Rafael Lucas de Lima (UPE) – Professor convidado aguardando tramitação do processo de convênio.
- Rodolfo Rodrigo Santos Feitosa
- Sebastião Francisco de Almeida Filho
- Williard Scorpion Pessoa Fragoso
- Zélia Maria Ramos Xavier