IFSertãoPE divulga processo seletivo para professor formador no curso de pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica a Distância

A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) anunciou, hoje (15), a abertura do processo seletivo para professor formador do curso de pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (Docência na EPT). A especialização é resultado de uma parceria entre o IFSertãoPE e o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A seleção é restrita aos docentes concursados do quadro da Instituição, sendo admitida a participação de professores externos em casos de não preenchimento das vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Portal do Candidato, entre os dias 17 de julho e 15 de agosto. O valor da bolsa do professor formador varia de acordo com a titulação do selecionado podendo ser de R$1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais) ou de R$1.850,00 (mil oitocentos e cinquenta reais).

A seleção busca preencher 13 vagas, além de formação de cadastro reserva. Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter experiência mínima de três anos de exercício como docente no Ensino Superior, ou um ano de experiência desde que possua titulação mínima de mestrado. O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo e plano de disciplina. Durante a inscrição, é preciso preencher o formulário eletrônico e anexar os seguintes documentos em formato PDF:

• Documento de identidade com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Diploma ou certidão de conclusão de curso superior;
  • Certificados de pós-graduação;
  • Comprovante de experiência mínima;
  • Documentos comprobatórios para a prova de títulos.

As vagas visam preencher os componentes curriculares :

• Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica;
  • Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos I;
  • Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos II;
  • Projetos político-pedagógicos, planos de ensino e avaliação da EPT: teorias e didáticas ;
  • A docência na EPT: contingências históricas e práticas inspiradoras;
  • Trabalho de Conclusão de Curso I;
  • Trabalho de Conclusão de Curso II;
  • Trabalho de Conclusão de Curso III;
  • Práticas educativas integradoras na EPT: teorias e didáticas;
  • Práticas educativas inclusivas na EPT: teorias e didáticas;
  • Práticas educativas na EJA-EPT: teorias e didáticas;
  • Práticas educativas para a permanência e êxito discente na EPT: teorias e didáticas;
  • A pesquisa e a extensão no trabalho pedagógico da EPT: teorias e didáticas.

Para outras informações, entre em contato com a DEaD pelo e-mail: ead@ifsertao-pe.edu.br.

Clique aqui para ter acesso ao edital nº 34/2024, que rege o processo seletivo.