Eventos
IFSertãoPE realizou lançamento do programa Mais Ciência na Escola – Nó Sertão de Itaparica
Foi realizado, ontem (29), na Câmara Municipal de Floresta, o lançamento do programa Mais Ciência na Escola – Nó Sertão de Itaparica, fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa prevê um investimento de R$ 1,5 milhão para a implantação de laboratórios makers em 15 escolas públicas de seis municípios do Sertão de Itaparica.
Estiveram presentes: Diogo Lopes, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Gleyce Tayana Nunes, representando a Prefeitura de Floresta; Gilberto Quirino, presidente da Câmara Municipal; Dom Gabriel Marchesi, bispo diocesano de Floresta; Adeísa Guimarães, pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE; Fernando Pankararú, representante das escolas indígenas; e Emanuelly de Cássia, aluna do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.
Os laboratórios receberão impressoras 3D, kits de robótica e outros equipamentos. Pedro Lemos, coordenador do programa, afirmou que os espaços contribuirão para o desenvolvimento de habilidades como criatividade e trabalho em equipe. O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar, mencionou a relação entre ciência, cultura e os saberes tradicionais, e o diretor Iran Torquatto destacou a expansão do acesso à inovação.
As escolas beneficiadas estão localizadas em Itacuruba (2), Belém do São Francisco (1), Tacaratu (2), Jatobá (1), Carnaubeira da Penha (3) e Floresta (6). O evento foi transmitido pelo canal do IFSertãoPE no YouTube.