Campus Ouricuri recebeu o seminário “Plano Municipal de Educação de Ouricuri: Um Debate de Todos”

Na última terça-feira (10), o campus Ouricuri do IFSertãoPE recebeu o seminário “Plano Municipal de Educação de Ouricuri: Um Debate de Todos”, promovido pelo projeto Escolas Seguras e Acolhedoras. O evento teve como foco a Educação Fundamental no Plano Municipal de Educação (PME) da Ouricuri, que está em vigor até 2025.

Durante o seminário, foram apresentados os principais destaques do estudo em andamento no município, com ênfase nas dimensões de gênero, raça e território. Os participantes debateram as recomendações para a efetivação das metas ainda não alcançadas, reforçando a importância do diálogo com o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034).

O evento foi aberto pelo poeta da região, Ramiro Nunes, que encantou a todos com músicas e cordéis regionais. O diretor – geral do campus Ouricuri, Willams Costa, e chefe do Departamento de Ensino, Renan Fernandes, deram as boas-vindas à sociedade civil presente. A mediação ficou a cargo dos pedagogos Paula Ferreira e José Alberto, conhecido como Betinho. Também participaram da organização, as professoras do IFSertãoPE, Danielle Costa, Elyara Oliveira e Elizangela Dias, bem como a pedagoga Cícera Carvalho, da ONG CAATINGA.

A formadora Liz Ramos, uma ativista na luta pela democratização da educação de qualidade, apresentou dados relevantes sobre Ouricuri, alinhando as Diretrizes do PNE 2014-2024 às especificidades do município. O ponto alto do evento foi o debate popular, onde escutas e sugestões foram compartilhadas pelos participantes.

A ERUM encerrou o seminário com uma performance artística que destacou a importância da consciência ambiental e da sustentabilidade, com foco no respeito ao meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

De acordo com a docente Elizângela Dias, o ciclo de dois encontros cumpriu o objetivo de discutir e informar sobre os Planos Nacional e Municipal de Educação. Esses documentos são fundamentais para fundamentar, regulamentar e orientar a proposição e execução de políticas públicas voltadas à educação de qualidade.

Foto: Lídio Parente