Início do conteúdo

Professores e alunos do Campus Ouricuri participaram do Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular e do I Encontro de Guardiãs da Agrobiodiversidade


A imagem é uma foto panorâmica de um evento sendo realizado no auditório do Campus Ouricuri. Público: A foto é tirada da parte de trás da plateia, focando nas nucas e costas de vários estudantes sentados em cadeiras escuras. Muitos vestem camisetas brancas com a inscrição "IFSertãoPE Campus Ouricuri" nas costas. Cenário: Ao fundo, está o palco, onde algumas pessoas estão sentadas à mesa (mesa de honra) e uma oradora está em pé, ao lado de um púlpito. Acima, um banner ou projeção exibe o título: "Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular". Decoração: Na lateral esquerda do auditório, bandeiras e tecidos coloridos estão pendurados, incluindo a bandeira do Brasil, a de Pernambuco e a do IFSertãoPE. A imagem sugere a realização do Seminário Estadual de Agroecologia e do Encontro de Guardiãs da Agrobiodiversidade.

Nos últimos dias 03 e 04 de outubro, o Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) sediou o Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular e o I Encontro de Guardiãs da Agrobiodiversidade, organizados pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no auditório da instituição.

O diretor do campus, Willams Costa, integrou a mesa de honra da solenidade. Ele falou sobre a satisfação da instituição em sediar o encontro. “É uma alegria imensa para o nosso campus sediar um evento tão significativo, que representa, para nós, o cumprimento de uma missão institucional. Quando fomos procurados, quase um ano atrás, para apoiar essa iniciativa, já sabíamos da sua importância, mas confesso que não tinha dimensão da sua representatividade. Hoje, fica evidente o quanto este encontro fortalece o papel do Instituto Federal como parceiro dos agricultores e agricultoras familiares, que têm a missão relevante de levar comida saudável à mesa dos brasileiros”, disse.

Esta fotografia em plano médio captura o palco e a exposição de produtos durante a realização do seminário.Mesa de Autoridades: No palco, cerca de dez pessoas (mulheres e homens), vestidas de forma casual, estão sentadas em cadeiras dispostas em uma linha. Um homem em pé, no centro, está falando ao microfone. Decoração e Exposição: A frente do palco é decorada com uma toalha floral e uma exposição rica em cores e texturas, simbolizando a agricultura familiar. São visíveis: bananas, batata-doce, abóboras, milho, cocos, raízes, pimentas, ovos, e sementes em cestos. Também há livros, cadernos e folhetos do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e um estandarte com a bandeira do MPA. Banner: Acima, um banner branco exibe o título: "Seminário Estadual de Agroecologia e Abastecimento Popular" e "I Encontro de Guardiãs da Agrobiodiversidade", com as datas 03 e 04 de Outubro.

Diretor do Campus Ouricuri, Willams Costa, integrou a mesa de honra dos eventos.

A imagem é uma fotografia do professor Washington Coriolano em pé, no canto inferior direito, apresentando uma palestra em um auditório.Palestrante: O professor, que é calvo e usa barba, veste uma camisa social de cor clara e segura um microfone com a mão direita, gesticulando com a mão esquerda. Ele usa um crachá de identificação pendurado no pescoço. Projeção (Slide): Ao fundo, um slide de apresentação em fundo claro está projetado. No lado esquerdo, em letras grandes na cor ciano, aparece a citação: "As secas são eventos climáticos complexos, com sua evolução lenta e silenciosa, que se tornam riscos potenciais, para os sistemas naturais e humanos (CARVALHO, 2012; HAGENLOCHER et al., 2019)." Contexto Geográfico: No lado direito do slide, há um mapa com uma demarcação geográfica, provavelmente sobre o semiárido brasileiro, relacionado ao tema da seca, risco e clima.

Professor Washington Coriolano fez parte da mesa de diálogo “Agroecologia nos Territórios e Seus Desafios”.

Fotografia frontal de uma mesa de diálogo durante o seminário.Integrantes da Mesa: Quatro pessoas estão sentadas em cadeiras no palco. O primeiro, à esquerda, fala ao microfone, gesticulando. Os demais (um homem e duas mulheres) ouvem. Projeção/Fundo: O banner do seminário, com o título e ilustrações de agricultoras, serve de fundo para a mesa. No lado direito, um quadro branco projetado mostra participantes online, incluindo "Joselita Tavares".

O professor Thiciano Miranda fez parte da mesa de diálogo “Agrobiodiversidade, desafios, políticas e ações para a conservação”.

Os professores Washington Coriolano e Thiciano Miranda também participaram das mesas de diálogo. Washington Coriolano esteve na mesa “Agroecologia nos Territórios e Seus Desafios”. Ele destacou a importância das parcerias institucionais. “Esses eventos de agroecologia e biodiversidade, em convênio com o Campus Ouricuri, só vêm a fortalecer os movimentos sociais e a organização dos produtores e produtoras da agricultura familiar. O Campus Ouricuri tem um papel relevante no desenvolvimento do território Sertão do Araripe, por meio das parcerias com o MPA, com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com as prefeituras da região, aproveitando cada vez mais o potencial intelectual e científico dos professores e discentes da instituição para atuar diretamente nas comunidades rurais”, declarou.

O docente Thiciano Miranda, por sua vez, compôs a mesa “Agrobiodiversidade, desafios, políticas e ações para a conservação”. Ele manifestou satisfação e reconhecimento pela oportunidade de participar dos eventos. “Sinto-me lisonjeado por participar de uma mesa de diálogo desses eventos, visto que são de nível estadual, contando com a presença de tantos agricultores e agricultoras, a participação de ONGs e do pessoal da Conab. Fico feliz e procuro dar o máximo para que esse conhecimento (essa troca, da qual já aprendi bastante) também possa contribuir para todos os participantes”, relatou. A coordenadora de Extensão, Elyara Oliveira, e a coordenadora do curso de Agropecuária, Rejane Rodrigues, também acompanharam as discussões, ao lado de estudantes do Campus Ouricuri.

Fotos: Lídio Parente

Fim do conteúdo