Início do conteúdo

Campus Ouricuri realizou o Dia D de Saúde


Em um espaço interno do campus, uma estudante com camiseta do IFSertãoPE está sentada enquanto outra mede sua pressão arterial com um esfigmomanômetro e estetoscópio. Ao fundo, outros estudantes conversam e aguardam atendimento durante o evento Dia D de Saúde no Campus Ouricuri.

O Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) promoveu, nesta quarta-feira (8), o Dia D de Saúde. O evento ocorreu no hall da instituição e contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE); da Universidade de Pernambuco (UPE), com alunos e professores do curso de Enfermagem; e do Hemocentro de Pernambuco (Hemope). A ação foi voltada para servidores, colaboradores terceirizados e estudantes.

O técnico em Enfermagem do Campus Ouricuri e organizador do Dia D de Saúde, Rozemario Lial, destacou: “O evento foi maravilhoso, uma vez que a comunidade acadêmica realmente procurou os serviços”. O diretor-geral do Campus Ouricuri, Willams Costa, afirmou: “O Dia D de Saúde é importante porque conscientiza nossa comunidade sobre a prevenção de doenças. Além disso, foi possível realizar testes rápidos para algumas delas. Aproveito a oportunidade para agradecer ao CTA, ao Hemope e à UPE por prestarem serviços de saúde em nosso campus”. A estudante Liliane Marreiro também comentou: “Achei o evento muito importante para a saúde de todos, pois ajuda na prevenção e oferece mais informações sobre os cuidados com a saúde.”

Equipe do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) orienta servidores e estudantes do IFSertãoPE em uma mesa durante o evento Dia D de Saúde no Campus Ouricuri. Três profissionais do Hemope, identificadas com crachás, conversam e preenchem formulários enquanto duas pessoas são atendidas. Ao fundo, há plantas e o corredor do campus.

A equipe do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) marcou presença no Dia D de Saúde do Campus Ouricuri, orientando a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue, bem como realizando cadastro para doadores de medula óssea.

 

Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C durante o evento Dia D de Saúde no Campus Ouricuri do IFSertãoPE. Na imagem, três profissionais atendem um participante sentado à mesa, enquanto estudantes e colaboradores terceirizados aguardam na fila, observando o procedimento.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C durante o Dia D de Saúde.

 

Uma estudante do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Ouricuri – aferindo a pressão arterial de um aluno do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) durante o evento Dia D de Saúde. Ao lado, um professor Elias Coelho do IFSertãoPE observa o procedimento, realizado em um espaço interno do campus.

Estudante do curso de Enfermagem da UPE realiza aferição de pressão arterial em aluno do Campus Ouricuri durante o Dia D de Saúde.

Os serviços ofertados foram:

  1. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C;
  2. Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;
  3. Orientações sobre a campanha Outubro Verde;
  4. Orientações sobre hipertensão, diabetes, doação de sangue e medula óssea;
  5. Distribuição de preservativos, lubrificantes e panfletos informativos.
Fim do conteúdo