Início do conteúdo

Campus Ouricuri recebeu o evento “Escolas Seguras e Acolhedoras na Semana de Ação Mundial (SAM) 2024”


O campus Ouricuri do IFSertãoPE recebeu, ontem (28), o evento “Escolas Seguras e Acolhedoras na Semana de Ação Mundial (SAM) 2024”.  O tema do encontro foi  “O que o Plano Nacional de Educação (PNE) tem a ver com você?”.  A atividade faz parte da Semana de Ação Mundial (SAM), uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 120 países, que tem como objetivo informar e engajar a população em prol do direito à educação. De 2003 a 2023, a Semana já mobilizou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil.

O evento foi articulado pela Direção – Geral, pelo Departamento de Ensino e pelas professoras Danielle dos Santos, Elyara Oliveira e Elizangela Dias. Direcionada para estudantes da Licenciaturas em Química e em Matemática, a ação foi desenvolvida no auditório Damião Paulo dos Santos. Os mediadores foram a jornalista Michela Albuquerque e o pedagogo José Alberto (Betinho), que são formadores do projeto Escolas Seguras. A ONG CAATINGA foi representada pela pedagoga Cícera Carvalho. O diálogo teve como viés “o PNE na boca do povo: Pelo direito a uma educação com justiça e transformação socioambientais”.

Os discentes foram os protagonistas da atividade compartilhando suas histórias de vida dentro do contexto educacional e a importância das políticas públicas. Segundo Michella Alburquerque, foi um encontro de muitos aprendizados, rico em experiências e achados importantíssimos para continuidade do projeto.

De acordo com a professora do campus Ouricuri, Elizangela Dias, o encontro foi muito inspirador. ” Traduziu a identidade discente das licenciaturas do campus Ouricuri, bem como a importância de estar inserido e ter garantias do seu lugar da falar, em problematizar sobre Plano Nacional de Educação e os impactos sobre sua vida cotidiana, além de discutir e conhecer mais sobre o tema e o futuro das políticas públicas educacionais é um direito de luta pela educação, por isso, avalio o evento como muito inspirador”, disse a docente.

Foto: Lídio Parente

Fim do conteúdo