Campus Ouricuri concluirá mais uma edição do Projeto de extensão NUPEA, além dos muros do Campus Ouricuri no Sítio Umburana

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do IFSertãoPE Campus Ouricuri fez 10 anos e deu em 2024 continuidade a mais uma edição do Projeto de extensão: “ NUPEA, além dos muros do Campus Ouricuri”, que tem como objetivo difundir os conhecimentos sobre abelhas e segurança alimentar nas comunidades rurais do município de Ouricuri – PE, através de Dias de Campo em comunidades da zona rural de Ouricuri, abordando sobre a Apicultura (Criação de abelhas Apis mellifera / com ferrão), Meliponicultura ( Criação de abelhas nativas sem ferrão), Abelhas Solitárias, Educação Ambiental, Alimentação Saudável e Segurança Alimentar.

O Coordenador do NUPEA e docente dos cursos de Agroindústria e Agropecuária do campus Ouricuri, o Prof. Dr. Társio Alves, falou: “Concluiremos mais uma edição do referido projeto com o Dia de Campo na sede da Associação Rural da Comunidade do Sítio São Sebastião na Umburana”. O Professor enfatiza que além de difundir os conhecimentos sobre abelhas e segurança alimentar nas comunidades visitadas, o projeto permite maior interação dos estudantes do IFSertãoPE Campus Ouricuri com o público externo que faz parte dos arranjos produtivos locais, contribuindo com a nossa missão institucional de promover o desenvolvimento regional sustentável, com foco na ciência e na tecnologia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando pessoas capazes de transformar a sociedade”, disse o docente.

Além do servidor Prof. Társio Alves, participam do projeto as bolsistas de extensão Fernanda Lopes de Almeida, Maria Clara Nunes Gomes, Maria Thalia da Silva Medeiros e os demais bolsistas e voluntários do Núcleo de Pesquisa em Abelhas.

Por fim, o Professor convida a população de Ouricuri, em especial, das imediações da sede da Associação Rural da Comunidade do Sítio São Sebastião na Umburana para participar do Dia de Campo interativo na próxima quinta-feira dia 26 de setembro a partir das 8h30. E caso você não possa participar desse momento na próxima quinta-feira, não tem problema: nos procure que em 2025 podemos viabilizar a realização desse projeto na sua comunidade e/ou escola.