Início do conteúdo

O IFSertãoPE Campus Ouricuri dialoga com a Secretaria de Produção Rural e Recursos Hídricos do município de Ouricuri


Nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, ocorreu uma reunião no Campus Ouricuri, com a presença do diretor geral, Prof. Willams Costa; da coordenadora de Extensão, Prof.ª Maria Freitas; do coordenador do NUPEA, Prof. Társio Alves; do Sr. Francisco Malan e do Sr. Carlos Holanda, secretário e secretário adjunto de Produção Rural e Recursos Hídricos de Ouricuri, respectivamente. O objetivo foi conhecer as ofertas e demandas do IFSertãoPE Campus Ouricuri e o que a Secretaria poderia contribuir.

O diretor, Prof. Willams Costa, deu as boas-vindas e falou da importância do diálogo interinstitucional com a Prefeitura Municipal de Ouricuri, por meio da Secretaria de Produção Rural e Recursos Hídricos. A Prof.ª Maria Freitas agradeceu a presença dos membros da Secretaria e reforçou a importância de consolidar as parcerias existentes, como, por exemplo, os estágios, e de expandir novas parcerias. O Prof. Társio Alves falou um pouco sobre o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA), das atividades desenvolvidas, destacando as atividades de extensão e o potencial dos Arranjos Produtivos Locais da Apicultura e Meliponicultura em nosso território.

Os senhores Francisco Malan e Carlos Holanda falaram sobre os Arranjos Produtivos Locais da Apicultura, Meliponicultura, Bovinocultura e Ovinocaprinocultura em Ouricuri, e enfatizaram a importância de o IFSertãoPE ampliar o Projeto Supera São Francisco para o Sertão do Araripe, o que melhoraria bastante o cenário da agropecuária no território. O diretor, Prof. Willams Costa, afirmou que isso é possível, desde que se ampliem os esforços para fomentar financeiramente o projeto, e eles se comprometeram a dialogar com o chefe do Executivo municipal, o Sr. Victor Coelho, para auxiliar nessa articulação.

Por fim, o Prof. Willams Costa enfatizou que o IFSertãoPE Campus Ouricuri é, em sua essência, um campus agrícola e, portanto, precisará da parceria da Prefeitura Municipal de Ouricuri, por meio da Secretaria de Produção Rural e Recursos Hídricos, para viabilizar a estruturação da Fazenda Experimental da Instituição, bem como da integração com outras secretarias, como Educação e Transporte, a fim de aprimorar o transporte escolar dos nossos estudantes da zona rural. Os senhores Francisco Malan e Carlos Holanda disseram que essas demandas eram pertinentes e se esforçariam para contribuir, inclusive em relação ao transporte escolar. Solicitaram o mapeamento das residências dos estudantes para contribuírem de forma efetiva com essa demanda.

Fim do conteúdo