Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas realizou V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e II Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do IFSertãoPE campus Ouricuri promoveu, entre os dias 21 e 23 de maio, o V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o II Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe.

Primeiro dia – Os eventos começaram com a mesa de abertura composta pelo Prof. Társio Alves (coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas do campus Ouricuri), Prof. Jean Carlos de Alencar (reitor do IFSertãoPE), Prof. Willams Costa (diretor do campus Ouricuri), Sra. Aline Honório (coordenadora Geral da ONG Caatinga), Sr. Vilmar Lermen (AGRODOIA), Sr. Elijalma Beserra (CODEVASF), Sr. Carlos Augusto de Alencar ( NGI ICMBIO Araripe), Sr. Ideval Alves (secretário de Agricultura de Ouricuri e representante do prefeito Ricardo Ramos), Sr. Danilo Silva (gerente do SEBRAE – Unidade Sertão do Araripe) e o Sr. José Helton Alencar (gerente do Banco do Nordeste Agência de Ouricuri). Após a mesa de abertura, ocorreram apresentações culturais com Ramírio Nunes e Ana Patrícia, exposição de trabalhos científicos, bem como foram proferidas as palestras “Meliponicultura Profissional Sustentável”, ” Caracterização de méis de Abelhas Nativas” e “Abelhas, Flores e Conservação da Caatinga”, respectivamente, por Profa. Generosa Ribeiro (MELINDA, produtos das abelhas), Prof. Silver Jonas (campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE) e Prof .José Alves (UNIVASF). O coordenador do NUPEA, Prof. Társio Alves, celebrou os dez anos do núcleo. “É uma satisfação tê-los aqui no V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e no II Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe. E nesta semana, comemoramos o Dia Mundial das Abelhas, o Dia do Apicultor e os 10 anos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas do campus Ouricuri. Então, são 10 anos de histórias e estamos felizes por comemorar uma década de atividades técnicas e científicas. Aproveitem os eventos”, disse.

Segundo dia – Palestras, roda de conversa com mulheres, feira agroecológica, exposições, cerimônia de homenagens do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas, apresentação cultural de Júnior Baladeira, celebração para marcar uma década de realizações e a reunião ordinária da Câmara Setorial Produtiva da Apicultura movimentaram o segundo dia dos eventos. As palestras foram: “Arapuá (Trigona spinipes), importante abelha para o meio ambiente” (palestrante – Prof.ª Dr.ª Eva Mônica Sarmento – UNIVASF); “Manejo de abelhas africanizadas no bioma Caatinga para produção de mel” (palestrante – Prof. Dr. Roberto Henrique Dias da Silva); “Desafios e Perspectivas da Produção de Própolis no Semiárido Brasileiro” (palestrante: Prof. Me. Edílson dos Santos Silva); ” Sanidade Apícola, problemas além da colmeia” (palestrante – Prof. PhD. João Paulo de Holanda Neto); ” O Solar das Abelhas como Ferramenta Educacional” (palestrante – Esp. João Luiz Aleixo da Silva – Lula do Mel); e a roda de conversa sobre “O Protagonismo das Mulheres na Apicultura e na Meliponicultura” (palestrantes – Sr.ª Maria Silvanete, Sr.ª Maria Iracema, Sr.ª Gracilene Tavares, Sr.ª Sandra, Prof.ª Generosa Sousa, Prof.ª Renata Valéria e Prof.ª Eva Mônica).

Ao longo dos dois dias, o público dos eventos foi formado pelos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Fernando Bezerra e do campus Ouricuri, bem como por apicultores, meliponicultores, técnicos e representantes de diversas instituições, ONGs e associações.

O jovem apicultor e ex – bolsista do NUPEA, Guilherme Delmondes, falou sobre os eventos: “Foram eventos bons. Ótimas palestras com profissionais incríveis e muita sabedoria em cada momento. Então, saímos mais fortalecidos após participar dos eventos”, contou.

Terceiro dia – O terceiro e último dia do V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e do II Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe foi marcado por visitas técnicas em vários locais: Agrovila Nova Esperança (Ouricuri – PE), AGRODOIA (Exu – PE), Cooperativa de Apicultura do Riacho Fundo (Araripina – PE) e Casa Apis (Picos – PI).

O V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri e o II Simpósio de Abelhas do Sertão do Araripe são realizados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas do Campus Ouricuri em parceria com ADEPE,BNB, CRESOL, IFCE, IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural, Pró – Reitoria de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, IPA, UFRPE, UNIVASF, Prefeitura Municipal de Ouricuri, Prefeitura Municipal de EXU, CISAPE, AGRODOIA, AAPIO,APIME, ASSOCIAÇÃO DO SÍTIO GRAVATÁ, COOPERATIVA DE APICULTURA DO RIACHO FUNDO, CODEVASF, ICMBio NGI Araripe, SEBRAE PE,SENAR PE, ONG Caatinga, ONG Chapada, Casa Apis, APIM e Solar das Abelhas.

Ao final dos eventos, Társio Alves agradeceu a todos os parceiros, membros da comissão organizadora e público (presencial e on-line). As atividades realizadas no auditório do campus Ouricuri estão disponíveis no canal de YouTube do IFSertãoPE.

Foto: Lídio Parente