Campus Petrolina celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com Mostra Inclusiva

Mostra Inclusiva em referência à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto, o Campus Petrolina do IFSertãoPE promoveu uma Mostra Inclusiva no pátio da instituição, no último dia 26. Durante o evento, alunos apresentaram temas focados nas pessoas com deficiência, visando sensibilizar a comunidade acadêmica e estimular o pensamento inclusivo, bem como a empatia sobre os desafios e possibilidades das pessoas com deficiências.

As apresentações destacaram algumas tecnologias assistivas, como o app Hand Talk (um tradutor Libras-português), e imagens de pranchas de comunicação alternativa para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os alunos ainda abordaram o contexto histórico da PCD (pessoa com deficiência), aspectos legais em relação aos direitos da PCD. Além de discutirem sobre causas, consequências e características das deficiências, escolarização das PCD, possibilidades e limites das metodologias e tecnologias na sala de aula.

O evento buscou sensibilizar a comunidade sobre os desafios e possibilidades das pessoas com deficiências.

A ação foi realizada por meio do projeto “Inclusão em Ação”, iniciado em 2018, e vem sendo desenvolvido com a participação de estudantes das Licenciaturas em Computação, Física e Química, nas disciplinas de Educação Inclusiva e Prática Pedagógica II, ministradas, atualmente, pela professora Delza Amorim, com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

“Nossa história: quem somos e o que fazemos” é o tema deste ano para as ações da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência

O tema deste ano, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, convida à reflexão sobre nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A intérprete de Libras, Raquel Santos que faz parte do Napne, destaca a importância da temática: “As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar. Ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte e outros direitos fundamentais.”

Projeto Inclusão em Ação tem orientação da Prof. Delza Amorim (camisa rosa), com o apoio de estudantes e do Napne

A servidora ainda acrescenta que, anteriormente, a luta era pela igualdade, tratando todos de forma igual. “Hoje, porém, busca-se a equidade, reconhecendo as diferentes necessidades das pessoas e a importância de fornecer os recursos necessários para garantir as mesmas oportunidades a todos, promovendo um resultado justo e inclusivo. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024, portanto, é um convite à ação e à ampliação de olhares por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa”, explica.