Campus Petrolina celebra os 25 Anos do Curso de Tecnologia em Alimentos

Evento foi aberto com a retrospectiva da história do campus e do curso

Na última quinta-feira (24), o campus Petrolina do IFSertãoPE celebrou os 25 anos do curso superior de Tecnologia em Alimentos. A comemoração reuniu estudantes, ex-alunos, servidores ativos, aposentados e colaboradores em um evento marcado por reencontros, memórias e aprendizados. A programação, distribuída ao longo do dia, incluiu mesa-redonda, palestras, lançamento de livro e exposições de projetos e empresas, proporcionando um espaço enriquecedor para a troca de experiências e reflexões sobre a trajetória do curso.

A cerimônia foi aberta com a fala do coordenador do curso, Marcelo Olinda, que fez uma retrospectiva da história do campus e do curso. Em seguida, três servidores foram escolhidos para representar os pioneiros do curso: a professora aposentada Marta Eugênia, o técnico de laboratório Jorge Barbosa e o professor Paulo Dutra, que foi o primeiro coordenador do curso.

Servidores e servidoras que contribuíram com o curso foram homenageados

Em seu discurso, a professora Marta recordou a trajetória repleta de desafios e a união entre servidores e alunos, que foram fundamentais para o sucesso da implantação do primeiro curso superior do campus. “O comprometimento de todos foi essencial para superar dificuldades, como o desenvolvimento do próprio projeto do curso e a adequação da infraestrutura, garantindo, assim, a qualidade do ensino oferecido. Cada um fez grandes contribuições para que o curso fosse um sucesso”, afirmou.

Ainda, no período da manhã, a programação incluiu uma mesa-redonda com egressas que compartilharam suas experiências profissionais, evidenciando como o curso tem formado profissionais qualificados que ocupam posições de destaque e gerência nas indústrias alimentícias. As participantes discutiram os desafios enfrentados em suas carreiras e o impacto positivo que a formação acadêmica teve em suas trajetórias.

Mesa-redonda com ex-alunas que compartilharam suas experiências profissionais

Jamillys Fernandes, egressa do curso, iniciou sua trajetória como coordenadora de qualidade e, atualmente, com 27 anos, ocupa o cargo de gerente de packing house na empresa Sebatião da Manga. Ela ressaltou que o curso influenciou diretamente sua carreira profissional, não apenas pelo conhecimento técnico adquirido, mas também pelo desenvolvimento de outras habilidades essenciais. “Durante o curso, somos constantemente desafiados a buscar a origem dos problemas para encontrar soluções eficazes. Os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, estimulando o pensamento crítico e outras habilidades que são essenciais no meu dia a dia como profissional”, afirmou Jamillys.

A ex-estudante Iasmim Pereira, atual proprietária da Isolegis, empresa de consultoria e assessoria em alimentos, compartilhou como o curso tem impactado o desenvolvimento da indústria de alimentos na região. “Nosso objetivo é ajudar pequenos e médios empresários do setor a adquirir conhecimento e entender se estão adequados à legislação, além de orientá-los sobre os processos internos relacionados aos produtos. Estamos constantemente guiando esses empresários para que compreendam melhor a tecnologia de alimentos e as possibilidades que podem alcançar a partir do que produzem em suas fábricas e cozinhas. Isso tem gerado um impacto muito positivo. Além de contribuir para o desenvolvimento regional, ajudamos essas empresas a crescerem e se destacarem na área. Para nós, isso também representa um crescimento profissional, pois estamos aplicando tudo o que aprendemos na instituição”, destacou.

Com orgulho, o coordenador do curso destacou as diversas possibilidades profissionais que a formação oferece. “Nossos egressos aqui presentes já demonstram como o curso proporciona uma ampla variedade de oportunidades. Temos ex-alunos atuando na área acadêmica, na indústria de produção e processos, além de fazendas, incluindo setores de pós-colheita e processamento. A região do Vale é um verdadeiro campo de oportunidades para nossos estudantes, e o mercado está aquecido. Este é um curso superior de três anos que permite ao aluno ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho”, afirmou.

Estandes de empresas e projetos destacaram a riqueza e diversidade dos alimentos e produtos da região

No período da manhã, a programação foi encerrada com a palestra “Inteligência Artificial e Novas Oportunidades”, em parceria com o SEBRAE. À tarde, as atividades continuaram no Pátio do Campus, onde diversos estandes de empresas e projetos foram montados. Entre eles, o projeto “Produtos de Tamarindo”, coordenado pela professora Luciana Cavalcanti. Esse projeto capacita mulheres de Cabrobó (PE) a desenvolver produtos a partir do tamarindo em escala semi-industrial, preparando-os para a comercialização e com o objetivo de gerar uma renda complementar para as participantes.

25 anos do curso de Tecnologia em Alimentos é celebrado com orgulho e alegria

O lançamento do livro “Boca de Forno”, que reúne receitas afetivas do sertão, também fez parte da programação da tarde. A festividade foi encerrada de maneira celebrativa com o “parabéns” e o corte do bolo, promovendo um momento de confraternização entre todos os presentes.

Texto: Dionísia Santos