Sem categoria
Campus Petrolina inicia atividades do Programa Partiu IF com aula inaugural

O Programa Partiu IF permite que estudantes do 9º ano de escolas públicas tenham aulas de reforço em disciplinas básicas, com foco no ingresso no ensino médio
O campus Petrolina do IFSertãoPE deu início, na manhã desta terça-feira (29), às atividades do Programa Partiu IF. Os estudantes foram recepcionados, de forma calorosa, com uma aula inaugural, na qual puderam conhecer mais sobre o programa e a equipe envolvida na condução pedagógica e institucional.
O momento, marcado por acolhimento, contou com a presença da coordenadora local do programa, Rejane Alves; do responsável pelo apoio pedagógico, Bruno Costa; do monitor de turma, Emanuel Anderson; e do coordenador geral de Extensão do campus, Thiago Coelho.

O programa também promove uma formação mais ampla, com práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo estudantil
Após a recepção, os estudantes participaram da primeira aula da área de Ciências da Natureza, conduzida pelo professor Daniel Berg, que deu início ao conteúdo programático do curso.
Segundo o coordenador de Extensão, Thiago Coelho, o evento também foi uma oportunidade de escuta, orientação e estímulo para que os jovens reconheçam, no IFSertãoPE, um espaço de pertencimento, possibilidades e formação cidadã.
Programa Partiu IF
O Programa Partiu IF é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) , em parceria com os Institutos Federais, que visa à recuperação das aprendizagens essenciais de estudantes do 9º ano de escolas públicas, com o propósito de recompor competências e habilidades fundamentais ao ingresso e à permanência qualificada no ensino médio, especialmente em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta também busca minimizar os impactos educacionais agravados pela pandemia, além de ampliar as oportunidades de acesso à educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva.
Com carga horária total de 320 horas, o curso está estruturado da seguinte forma:
Língua Portuguesa: 40h de aula + 40h de atendimento individualizado;
Matemática: 40h de aula + 40h de atendimento individualizado;
Ciências da Natureza: 40h de aula + 40h de atendimento individualizado;
Práticas Suplementares (formações integradoras e transversais): 40h de aula + 40h de atendimento.
Além do reforço nas áreas do conhecimento, o programa promove uma formação mais ampla, com práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo estudantil, o letramento digital, a inclusão e o desenvolvimento integral dos participantes.