Abertas inscrições para prova da OBA 2024 e minicurso preparatório

Estão abertas as inscrições para a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2024. A prova da OBA consistirá de 10 questões, nos quatro níveis, com 7 questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Estudantes do ensino médio realizam a prova de nível 4. Interessados em participar devem preencher o formulário online (acesse aqui), até o próximo dia 10 de maio ou entrar em contato com o Clube de Astronomia Sertão Scorpius @casertaoscorpius.

Com intuito de difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica e reforçá-los para OBA 2024, o campus Petrolina do IFSertãoPE promoverá um minicurso preparatório para a OBA on-line, que acontecerá de 13 a 15 de maio. Além de alunos do IFSertãoPE, podem participar estudantes de outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Regulamento e conteúdo programático podem ser encontrados no site da competição .