“Quarta no Horto” promove distribuição de plantas medicinais no campus Petrolina Zona Rural

Às quartas-feiras, o campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE recebe a ação do projeto “Quarta no Horto”. Servidores e estudantes são convidados a conhecer sobre o uso de plantas medicinais que são distribuídas gratuitamente.

A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Plantas Medicinais e por estudantes do primeiro ano do curso Médio Integrado em Agropecuária (turma 4136), como culminância das atividades práticas da disciplina Agricultura Geral, onde é estudado propagação, manejo e plantio das medicinais.

De acordo com a professora Flávia Cartaxo, o projeto tem como objetivo resgatar o uso correto. “No momento da distribuição gratuita, é informada a maneira correta para elaboração da infusão (chá), secagem e seu armazenamento”, explicou. No momento, a ação é voltada para a comunidade interna, mas está em análise a possibilidade de atendimento ao público externo.

Ao lado de Flávia, os estudantes realizam a colheita das plantas, preparam chá, balas de gengibre, gengibre cristalizado, para deixar tudo pronto para a ação. “O momento da distribuição é algo muito legal, o contato direto com as pessoas, muitas se surpreendem por estarmos ali distribuindo sem cobrar nada. Quando chega ao fim e as pessoas voltam para suas devidas sala, também distribuímos o restante nas salas dos professores e alguns servidores. Gosto demais desses momentos das aulas de Agricultura Geral. Todos nós amamos, é aprendizagem de uma forma divertida”, contou a estudante Evelyn Sofia.

Para a estudante Sabrina Ribeiro, o momento da distribuição está sendo bastante gratificante. “É nesse momento que as pessoas conhecem o nosso trabalho no Horto. Tem sido uma experiência incrível, estou adquirindo muito conhecimento, aprendendo a lidar com o público, nunca tinha participado de um trabalho como esse. Sou muito grata à professora Flávia por nos dar essa oportunidade”, afirmou.

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, será realizada a terceira edição da Quarta no Horto, com a participação de pais e responsáveis. Na primeira, foi distribuído menta, capim santo, colônia, além de repelente de citronela, aromatizante de menta e de capim santo. Já na segunda edição, teve capim santo, menta, lambedor de ervas e a participação do Núcleo de Extensão de Hidroponia, distribuindo coentro. Acontece sempre no pátio da Cantina, às 9h.