Estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida participam de curso de Modelagem e Impressão 3D

Estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizada no Núcleo 4 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, participaram, nesta quinta-feira (22), do primeiro encontro para capacitação em Modelagem e Impressão 3D, ofertado no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE.

O curso é promovido pelo Núcleo IFEduca4.0 em parceria com o CTC InOviSertão e tem como objetivo capacitar os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II na modelagem e impressão de objetos em Impressoras 3D. A formação tem 16 horas e está dividida em três encontros presenciais, além de estudo dirigido a ser realizado de forma remota.

De acordo com um dos organizadores da capacitação, professor Pablo Teixeira, os estudantes irão aplicar conceitos de geometria descritiva, além de explorar unidades de medida de comprimento, área e volume, contextualizando-os em um processo prático de ensino e aprendizagem.

Neste primeiro encontro, os estudantes viram a confecção do arquivo que vai ser impresso, através do uso de um simulador que possibilita a criação de peças. “Foi lançado o desafio para os estudantes criarem elementos, que participarão de um concurso para definir quais serão impressos”, informou Pablo.

“A modelagem tridimensional passa por diversos processos. É necessário fazer a criação do objeto que se pretende imprimir utilizando um software de modelagem 3D e resultando em um arquivo de extensão STL e, depois dele pronto, passamos para um programa de fatiamento, uma vez que processo de impressão na impressora 3D é feito a partir da sobreposição das camadas, é preciso programar essa sobreposição, informando o modelo da impressora que será impresso o arquivo, temperatura da extrusão e da mesa, tipo de filamento, velocidade de impressão e, consequentemente, o tempo, qualidade de impressão e quantidade de material a ser utilizado. Tudo isso influencia na qualidade do produto final”, explicou o professor.

Para a modelagem, está sendo utilizado o simulador tinkercad.com®, enquanto o software UltiMaker Cura será empregado para o fatiamento dos arquivos destinados à impressão. As impressoras 3D utilizadas no curso são os modelos GTMax3D A1V2 e Creality Ender-3 V2.

Nos próximos encontros, que acontecem nos dias 29 de agosto e 5 de setembro, das 8h às 12h, os jovens irão conhecer os tipos de impressoras 3D e suas aplicações, tipos de filamento e suas aptidões e aprender o fatiamento, além do escaneamento tridimensional.