Início do conteúdo

Projeto Supera divulga resultados durante XV Exposição de Caprinos e Ovinos


Resultados do Projeto Supera São Francisco foram o destaque do estande do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE nesta quinta-feira (12), durante a XV Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), que acontece em Juazeiro-BA, até o dia 15 de setembro.

O Projeto Supera tem como objetivo a divulgação de conhecimentos e tecnologias de aumento da qualidade de toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura, desenvolvendo ações de controle de verminoses em ovinos e caprinos. Na última etapa, atuou em 20 municípios da Bahia, com os maiores rebanhos de caprinos e ovinos. Os municípios foram divididos em três polos: Juazeiro (que abrange as cidades de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé), Paulo Afonso (com as cidades de Abaré, Chorrochó, Curaçá, Glória, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas e Uauá) e Barra (que compreende as cidades de Barra, Buritirama, Itaguaçu da Bahia, Muquém do São Francisco, Xique-Xique e Morpará). Na nova fase que iniciará em setembro, será incluído o município de Andorinha.

“Nosso projeto trabalha com comunidades rurais e a partir de setembro irá iniciar uma nova etapa, com cadastro em 21 municípios da Bahia, entre eles Juazeiro. Inclusive na primeira fase, com apoio da Central da Caatinga, conseguimos tratar quase 19 mil animais no município. Então, uma das importâncias da participação do projeto na Expovale é de divulgar as ações do projeto, publicizar os bons resultados que tivemos e estimular os produtores a participar dessa nova fase”, afirmou a coordenadora do Supera São Francisco e professora do IFSertãoPE, Tatiana Neres.

Tatiana ressaltou ainda a importância da participação de estudantes. “Alguns alunos que fizeram o acompanhamento, monitoramento do projeto na primeira fase pertencem a comunidades rurais do município de Juazeiro. É importante porque nossos alunos atuam como multiplicadores de conhecimento, dando suporte dentro de suas próprias comunidades”, disse. Durante a participação na Expovale, os bolsistas do projeto também estiveram presentes: Maria Cristina, Dorgivânia dos Passos, Sofia Laura, Cailane Vieira, Júlia Barbosa, Renata Nobre, José Armando, Luís Fernando, Eduardo Nunes, Steffany Fernandes, Gabiella Melo e Ana Beatriz dos Passos.

Desde 2022, o projeto Supera São Francisco já atendeu famílias em Pernambuco e na Bahia, aplicando o protocolo experimental de controle de verminoses, desenvolvido pela Embrapa-Caprinos e Ovinos, em mais de 90 mil animais.

Texto: Inês Guimarães/ Ascom

Fim do conteúdo